A Invicta Porto Curiosidades Hoje é dia de Portugal Zona de Embarque

Por que a cidade do Porto é chamada de “A Invicta”?

img_2549

Quando cheguei ao Porto vi que muitas pessoas referiam-se à cidade como A Invicta, sempre exaltando o grande orgulho que sentiam por isso. Mas por quê? Quais histórias estão por trás das expressões?

Para começar, Porto foi a cidade de onde se originou o nome Portugal. Como assim? É isso mesmo! A cidade do norte de Portugal era originalmente um povoado celta, pré-romano, que se chamava Portus Cale. Daí vem tanto os nomes Porto quanto Portugal. Para além do vinho e do bacalhau, que tal sabermos um pouco sobre a sua história?

Vimara Peres funda o Condado de Portucale, nome derivado do povoado anterior, após a conquista do burgo de Portucale contra os muçulmanos. Posteriormente, o Condado é oferecido ao Conde D. Henrique e à Infanta D. Teresa, pais do futuro Infante D. Afonso Henriques, o fundador de Portugal.

Nesta época a cidade do Porto era o morro da Sé amuralhado. Após a expansão da cidade para fora dos muralhas devido às atividades marítimas, por exemplo, outra muralha fora construída. Ambas as muralhas, primitiva e fernandina, têm pouco vestígio na cidade. Apesar de muitos conflitos, a população sempre manteve-se ao lado do rei e da independência.

Ok Camila, a história tá boa, mas e o nome?

Bom, durante o século XIX, mais precisamente durante as Guerras Liberais (1832-1834), a cidade do Porto tem suas tropas liberais, lideradas então por D. Pedro IV (o D. Pedro I no Brasil), cercadas pelas tropas absolutistas de D. Miguel, seu irmão, durante mais de 1 ano e D. Pedro resiste bravamente para implementar o liberalismo em Portugal.

Tendo em vista os esforços de seu pai D. Pedro IV, a sucessora, rainha D. Maria II atribui o título de Invicta à cidade do Porto, “a mais illustre das cidades portuguezas“, que trás com muito orgulho estampado em seu brasão municipal.

 

2º – Aos títulos de antiga, muito nobre e leal se acrescentará o de Invicta: – e assim será designada: – A antiga, muito nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto.

brasao_invicta

 

Para saber mais sobre a história do Porto, clique aqui ou aqui.

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!