Curiosidades De Amsterdam a A'dam Hoje é dia de Holanda Zona de Embarque

O que significam os XXX na bandeira de Amsterdam?

1

Eu acho super interessante descobrir lugares através da sua história. Pode ser ela arquitetônica, folclórica, icônica, enfim. Seja qual for o seu interesse, conhecer a história do lugar que estamos é bem importante. Gosto de conhecer bandeiras, entendo que elas carregam muito mais do que brasões ou mesmo cores. Elas (as bandeiras) são apenas uma representatividade do que aquele lugar, cidade ou país é no mundo (pra mim). Eu não conhecia a bandeira de Amsterdam, nunca tive essa curiosidade até estar por aqui. Foi então que em um belo dia conheci a história desta cidade e entendi o motivo de na bandeira estarem estampados 3 x’s.

Atual versão da bandeira

Existem algumas lendas sobre a história da bandeira. Vamos conhecer um pouquinho de algumas delas:

  • A justificativa para os 3 x’s da bandeia está vinculada a história da cruz de Santo André. A cruz tem formato de X e não de T porque Santo André ao ser crucificado não se achava digno se ficar como Jesus. É um formato muito utilizado na heráldica, que é a ciência que estuda os brasões de armas e na Vexilologia, a ciência que estuda as bandeiras. Tem muito mais desta história no blog do Edu explica.
Imagem retirada do blog do Edu

Imagem retirada do blog do Edu

  • Amsterdam é conhecida como a cidade da tolerância. Os locais falam muito sobre três premissas básicas que justificam os 3 x’s “Heldhaftig, Vastberaden, Barmhartig”, em uma tradução livre seria “Heroica, Firme e Solidária”.
500px-amsterdam-svg_

Brasão de Amsterdam | Fonte: Wikipedia Commons

 

  • Outra lenda diz respeito as 3 pragas que assolaram a cidade, a água, o fogo e as doenças, causas que vieram com a 2ª Guerra Mundial.
  • Essa eu reconheço que nem sabia que existia mas nem de longe é a “verdadeira”. Segundo o blog do Ducs Amsterdam é a mais recente e na minha opinião a mais doida atribuição significativa de todas. Relata a relação do X com a “pórnografia”. Mas já que quase “toda a gente” quando pensa em Amsterdam pensa em sexo, drogas e rock and roll … tolinhos, bobinhos … 😛

gifgif1

Eu sei que é meio decepcionante mas não existe uma verdade para esta história da bandeira, aliás a verdade é relativa, não e mesmo? Para mim existe um mix de lendas que me convencem e para você? Já escolheu a sua verdade?

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!