Curiosidades De Amsterdam a A'dam Holanda Zona de Embarque

As casas são mesmo tortas?

casas-tortas

Você já deve ter escutado de algum amigo ou lido em algum lugar que, as casas aqui em Amsterdam têm uma arquitetura um pouco diferente. Se não escutou, não leu e nem viu vamos descobrir agora se, isso é verdade ou é apenas uma ilusão de ótica.

Já vimos no primeiro post que A’dam está 2 metros abaixo do nível do mar. Isso só é possível por conta das barragens que foram construídas ao redor da Holanda, impedindo que a água tome conta das cidades próximas ao mar. O terreno da cidade de Amsterdam foi totalmente construído manualmente. Foram aterrados todos os pontos onde por hoje andamos tranquilamente. Mas para que isso aconteça, alguns pontos da cidade precisaram ser drenados e alguns canais precisaram ser construídos para que a água não fosse submergindo a cidade. Por isso, hoje, temos muitos canais espalhados no centro e em partes da periferia da cidade.

dsc01550A atividade principal do lugar sempre foi a pesca. Muitos pescadores saiam de A’dam para o mar em busca da pesca. Quando retornavam, entravam pelos canais principais da cidade com suas embarcações e paravam muito próximos à beira dos canais. Os canais maiores serviam como as grandes vias onde as embarcações entravam pelo lado direito, e faziam um retorno saindo pelo lado esquerdo. Nas fotos abaixo podemos ver dois exemplos de largos canais. No século XVII, considerado o Século de Ouro dos países baixos Amsterdam tinha o porto mais importante da região.

dsc01488Não eram só pescadores que entravam e saiam destes canais. Todas as mercadorias que abasteciam a cidade, também. Quando as embarcações paravam próximas aos canais o tempo era contado. As embarcações precisavam descarregar suas mercadorias muito brevemente para que o fluxo de entradas e saídas fosse contínuo e não atrapalhasse a rotina da cidade. Mas naquele época, as casas eram muito bem protegidas em sua entrada. Justamente por estarem a beira dos canais, as portas eram muito pequenas e muito bem vedadas, impedindo que o movimento das águas na entrada e saída dos barcos levasse tudo para dentro das casas.

Para tanto, como o terreno da cidade sempre foi muito pequeno, as casas foram sempre sendo construídas muito próximas umas as outras. As casas eram tão próximas que a entrada de luz nas casas se torna muito importante. Quase todas as edificações tem grandes janelas na parte superior. Estas janelas serviam também para receber as mercadorias que chegavam com as embarcações pelos canais.

Ok, tudo muito bem dramatizado neste texto mas por que as casas são tortas?

É a partir desta justificativa que começamos a entender um pouco mais da arquitetura da cidade.

dsc01532A parte frontal das casas era construída com uma leve inclinação ou para frente ou para trás e na parte superior havia sempre um braço com um gancho na ponta. Era assim que as mercadorias entravam nas casas, elevadas por cordas presas aos ganchos entravam através das grandes janelas. As casas tem esta inclinação justamente para não caírem, desabarem. É muito curioso como o sistema de engenharia proposto para a época, marcou muito esta cidade. Com o passar dos anos os ganchos foram perdendo a sua função de elevar as mercadorias e se tornaram objetos de apreciação histórica e de curiosidade.

dsc01533dsc01527Mas as casas não são somente inclinadas para frente ou para trás. Vemos também alguns prédios que tem uma “leeeeeeeve” 😛 inclinação para a lateral. Isso é resultado de um terreno totalmente arenoso e de um cimento que para a época era resistente, mas não o suficiente para aguentar tantos anos. A grande maioria das casas que estão tortas na cidade, já passaram por ajustes de engenharia e estão muito bem sustentadas, diminuindo drasticamente o risco de desabarem.dsc01547O terreno segue se movendo até os dias de hoje e assim será até … Pessoas ainda habitam essas casas, o que é muito normal em um lugar quase impossível de se realizar uma nova construção. Não há mais espaço no centro histórico de A’dam. Não há! Por este motivo, cresce o numero de construções civis nos bairros mais afastados da cidade. Mas essa, essa é outra história!

dsc01546

Espero que tenham gostado de conhecer mais um pouquinho A’dam 🙂

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!