A Invicta Porto Burocracia Dicas Legislação Portugal Viagens Zona de Embarque

Cartão Europeu de Seguro de Doença: como solicitar?

cartao-saude

Se você tem o número de Utente, pois já está cadastrado no seu centro de saúde, atenção! Você já pode solicitar o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Aqui no blog já falamos como fazer o seu cadastro no centro de saúde e sair com o seu número de Utente em mãos. Agora vamos ver o passo-a-passo para solicitar o seu cartão europeu de seguro de doença. Aqui no site da Segurança Social, você tem algumas informações obre este cartão. Ele é um cartão que te assegura atendimento em situação de emergência em hospitais públicos, nos estados membros da UE que estão cadastrados no sistema.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que seja residente em em algum país da UE (neste caso Portugal) e tenha seu registro de utente válido.

Onde eu solicito?

Você solicita esse cartão em um posto da Segurança Social ou no posto específico de atendimento Espaço do Cidadão, na Loja do Cidadão (aqui só se já tiver o seu NISS – Número de Identificação de Segurança Social). A informação que obtivemos é que o único posto da Segurança Social da cidade do Porto que ainda trabalha sem agendamento prévio, é o posto da Loja do Cidadão, na Av. Fernão de Magalhães, 1862

Chegando na Loja do Cidadão, dirija-se ao totem de entrada e solicite o posto de atendimento. Caso você tenha o NISS, solicite o atendimento pelo Espaço do Cidadão. Caso não possua o NISS, solicite atendimento para a Segurança Social.

20161130_155634

Como eu não tenho o NISS, solicitei pelo posto da Segurança Social em atendimento geral. Retirei a senha A213 e precisei aguardar pois a senha que estava sendo chamada era A86. Tenha MUITA paciência! Você pode ativar o sistema de aviso pelo sms. Assim quando faltarem 9 senhas você receberá um sms avisando e poderá se programar durante a sua espera. O serviço realmente funciona!

20161130_161936

Depois da espera é só solicitar seu cartão. Você precisa levar se cartão de residência e seu número de Utente. Pronto, você receberá um papel que vale enquanto seu cartão não chegar. Em 15 dias, você recebe o cartão em casa e todo o processo é gratuito.

cibele007-marca

Mas para que serve?

É importante que você saiba que o PB4 só vale dentro de Portugal. Então, com este cartão, se você estiver viajando para algum país membro da UE que estiver cadastrado no sistema do cartão europeu de seguro de doença, você tem acesso a emergência em hospitais públicos. Você paga apenas as taxas de entrada mas se precisar fazer algum exame, paga do seu bolso! Lembre-se de que ele vale apenas para estadias temporárias, ok?!

unnamed

Mas já vale saber que estamos um pouquinho seguros, não é?!

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!