De Amsterdam a A'dam Dicas Hoje é dia de Holanda Viagens Zona de Embarque

Na magrela: O maior estacionamento de bicicletas de Amsterdam

Com mais de 400km de ciclovias e com a maior taxa de ciclistas por habitante de todo o mundo, Amsterdam não só mostra que é possível repensar os seus meios de transporte e gestão rodoviária e cicloviária como nos ensina que a tolerância existe inclusive no ato de deslocamento de um canto para outro.

dsc02647

Num país onde a bicicleta é o principal meio de transporte da população, a estrutura para acondicioná-las bem na rua deve ser muito bem pensada – ou não. O turista que vem para Amsterdam sempre fica muito chocado com a quantidade de bicicletas que transitam e estão estacionadas nas ruas. Isso porque ele ainda não viu as que ficam mergulhadas e escondidas nos fundos dos canais. Com tanta bicicleta, você deve estar pensando que o melhor lugar para guardá-la é ao ar livre, e com isso os roubos podem ser um pouco mais facilitados, mas fique tranquilo: aqui em Amsterdam, temos um dos maiores estacionamentos de bicicletas.

dsc02652

Conhecendo um pouco do estacionamento

Construído no ano de 2001, 100m de comprimento por 14m de largura, 3 andares e vigiado 24h por dia (livre de roubos, segurança garantida!): este é o principal estacionamento de bicicletas da cidade de Amsterdam, localizado num dos principais pontos da cidade, ao lado da Estação Central de Trens (Amsterdam Centraal Train Station).

O estacionamento é gratuito e se você quiser deixar a sua bicicleta você tem o tempo máximo de 14 dias. Depois disso, a prefeitura passa e retira as bicicletas que estão estacionadas por um tempo superior ao permitido. Essas bicicletas retiradas vão para um pátio de bicicletas e são revendidas posteriormente ou esperam até que o seu dono a retire. O dinheiro das vendas é revertido para a manutenção de ciclovias.

dsc02653

As bicicletas podem ser presas somente onde há a estrutura para encaixe das rodas. Se você quer estacionar a sua bicicleta no último andar, mas não sabe como subir, as escadas possuem uma canaleta destinada especificamente a encaixar a bicicleta para que fique mais fácil de subir e descer. Funciona como uma espécie de escorregador. Se você é local ou turista e tem dúvidas de onde estacionar a sua bicicleta, o melhor lugar é esse. Maaaas não há garantia de que você encontre uma vaga para a sua magrela. De qualquer forma, vale a pena subir no estacionamento para ter uma vista central da cidade e tentar entender o grande fluxo de trens, carros, bicicletas, pessoas, tram, motos, barco e gaivotas que circula por ali.

Para mais informações, clique aqui (site em inglês).

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!