A Invicta Porto Burocracia Dicas Legislação Portugal Zona de Embarque

Como concorrer a uma bolsa FCT

fct

Em tempos de crise, todos buscamos alternativas que possam ajudar a concretizar o tão sonhado momento de estudar fora. Muitas vezes se torna impossível bancar tudo do próprio bolso e é nestes casos que as bolsas de estudo ajudam e muito. Existem muitas agências que oportunizam bolsas de estudo seja para graduação, mestrado e doutorado. Portugal tem a FCT, uma agência que fomenta bolsas de estudos para portugueses e estrangeiros.

O que é a FCT?

A FCT é a Fundação para Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino superior de Portugal. Do mesmo modo que a CAPES no Brasil, esta Fundação oportuniza aos estudantes e pesquisadores portugueses a possibilidade de uma bolsa de estudo, mediante a um concurso. Porém os concursos também estão abertos para estrangeiros. Neste caso a Fundação faz algumas exigências para que o aluno/pesquisador possa concorrer. O site contém muitas informações de diferentes categorias de bolsas, ao entrar na página clique no ícone indicado na imagem.

fct

É importante salientar que o fomento da bolsa de estudos está praticamente voltado a estudantes de doutorado e pós-doutorado. Existem algumas Faculdades que já possuem contrato com a FCT e disponibilizam em seus cursos, bolsas de estudo. Neste caso, o aluno já entra no curso e pode ter direito a bolsa se cumprir os requisitos. Para os outros casos em que a Faculdade não tem este convênio, o aluno precisa concorrer individualmente, como acontece no Brasil. Também é importante ressaltar que, você precisa estar residindo em Portugal para concorrer a uma bolsa de estudos (caso você não tenha dupla nacionalidade), neste caso este concurso serve para aquelas pessoas que já estejam cursando um programa doutoral.

Para aqueles que tem interesse em concorrer a uma bolsa de doutoramento, reunimos aqui algumas informações muito importantes:

Lembrando que algumas destas informações são baseadas no edital de 2016. Todas as informações foram confirmadas e esclarecidas mediante ligações e conversas presenciais aos órgãos FCT, DGES e Universidades públicas.

Quem pode concorrer à uma bolsa de doutoramento FCT?

Podem candidatar-se:

  • cidadãos nacionais;
  • cidadãos de outros estados membros da União Europeia;
  • cidadãos de estados terceiros detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração; e/ou
  • cidadãos provenientes de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.

Quais documentos preciso ter para concorrer a uma bolsa?

O concurso disponibiliza diferentes categorias de bolsa e é preciso ler o Regulamento do bolsista para saber quais documentos são exigidos para cada uma delas. Os documentos comuns entre as categorias de bolsas são:

  • Certificados de habilitação de todos os graus acadêmicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas (fizemos um post sobre como efetuar a equivalência de diplomas);
  • Projeto;
  • Curriculum vitae do candidato;
  • Curriculum vitae resumido do orientador (incluindo lista de publicações, criações científicas e experiência anterior de orientação);
  • Cópia do documento de identificação;
  • Documento que comprove o país de residência, título de residência ou outro documento legalmente equivalente, quando aplicável;
  • Declaração do orientador assumindo a responsabilidade pelo programa de trabalho;
  • Carta de aceite da instituição onde o mesmo está cursando o doutorado;
  • Carta de aceite da instituição a qual o projeto será aplicado;
  • Documento que comprove a atual situação profissional, indicando vínculo, função, carga horária letiva em média anual (quando aplicável) ou uma declaração sob compromisso de honra caso não exista nenhuma atividade profissional ou de prestação de serviços.

Qual o valor da bolsa de estudos?

Para as bolsas de doutorado o valor atribuído é de 980€

Onde encontro mais informações?

O site da FCT disponibiliza o Regulamento de Bolsas, Guia do candidato e o Estatuto do bolsista, documentos que te ajudam a entender melhor como tudo funciona. Para entrar em contato com a FCT e esclarecer dúvidas sobre concursos e bolsas você pode ligar para o telefone (+351) 21 392 43 10 ou por e-mail bolsas@fct.pt.

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!