A Invicta Porto Burocracia Curiosidades Dicas Hoje é dia de Portugal Viagens Zona de Embarque

Conhecendo as universidades públicas portuguesas

estudar em portugal

E de repente veio aquela vontade de estudar em Portugal. Mas para onde vou? Como pesquiso? Por onde começo? Bom, nós fizemos um mapinha e listamos as principais universidades públicas portuguesas para te ajudar nesta pesquisa!

Nós separamos a lista de universidades por região, pois assim já fica mais fácil compreender onde cada uma fica e quais as características do seu futuro lar 😀

E aí, está preparado para dar esse “rolê” em Portugal??

Portugal e suas regiões

Primeiro, precisamos entender que, o país tem 18 Distritos (estados) no Continente e 2 regiões autônomas, a Ilha da Madeira e Açores. São 308 Concelhos (cidades). O país é dividido em 5 regiões + 2 ilhas (regiões autônomas).

mapa-universidades-porto

Região Porto e Norte

Para quem gosta daquele friozinho gostoso, daquela chuvinha boa (que as vezes dura uma semana 😛 ), das gaivotas do Porto, do vinho do Porto, da neve, do queijo da Serra da Estrela e… tá, é melhor parar um pouco né, se não vai ficar um pouco difícil falar sobre o resto 😛

Se você gosta de tudo isso, conheça com a gente as três principais universidades desta região.

É na cidade do Porto que fica a Universidade do Porto. A UP é muito conhecida pela rede de intercâmbio cultural que faz entre seus estudantes. É uma das universidades portuguesas que mais recebe jovens de todos os cantos do mundo. Desde o ano de 2016, aceita a nota do ENEM para fins de seleção. Situada na cidade do Porto, que encanta e apaixona milhões de turistas e locais, a universidade é conhecida por ser destaque em prêmios culturais e na ciência. A Invicta, como é carinhosamente conhecida pelos locais é atualmente a menina dos olhos do circuito europeu de viagens e turismo. Neste ano de 2017, foi eleita novamente o melhor destino europeu. Já é a terceira vez que a cidade ganha este título.

up

Na cidade de Covilhã, ali bem pertinho da Serra da Estrela, fica a Universidade Beira Interior. A UBI é uma universidade jovem e muito dinâmica – está sempre atualizada. Já pensou em morar em um lugar que neva? Se você escolher a UBI, terá a oportunidade de fazer seu boneco de neve durante o inverno. Também é dessa região um dos melhores queijos de Portugal! Ai, ai … Os alojamentos dos alunos que moram por lá são considerados uns dos melhores de Portugal. A UBI também faz parte do grupo de 9 universidades portuguesas que aceita a nota do ENEM. Covilhã é uma cidade muito charmosa e com muitas ladeiras. Quem precisa de academia quando se mora em Covilhã?! Claro, como é uma cidade universitária, está sempre cheia de jovens!

UBI

Dividida entre as cidades de Braga e Guimarães, fica a Universidade do Minho. Com campus divididos entre essas duas cidades, a UM é uma jovem universidade que por avaliação da comissão europeia de ensino, ganha o título de melhor universidade a implementar o tratado de Bolonha. Com inúmeros projetos e parcerias com centros de ensino do mundo todo, a UM se destaca no estudo de crianças e jovens. A universidade também é adepta das notas no ENEM para processo seletivo de alunos brasileiros na graduação. Braga e Guimarães são cidades lindas e cheias de história (como todo Portugal) mas se você curte um castelo, vai fazer a escolha certa!! Nós fizemos um passeio low cost por Guimarães, vale muito a pena!!

umRegião Central

Nem tão fria e nem tão quente. Tudo vai depender de qual lugar você vai escolher e qual universidade! Com muita tradição, a Universidade de Coimbra foi a primeira universidade pública portuguesa a ser fundada. Conhecida pela tradição, foi por lá que uma tal de J.K Rolling 😛 se inspirou nas vestimentas dos alunos e depois reproduziu, à sua maneira, na história do bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter. A universidade fica na cidade de Coimbra e é uma das maiores universidades do país. A UC também aceita a nota do ENEM. Ela é a Universidade que tem o maior número de brasileiros matriculados NO MUNDO! É por lá que acontece a maior festa de calouros de Portugal, a famosa latada. Esteja preparado, pois se saíres bem de uma latada, estás pronto para o mundo! HAHAHAHAHA

uc

É na região central que se encontra a Universidade de Aveiro. Localizada na cidade de Aveiro, a nossa Veneza portuguesa, a UA também aceita a nota do ENEM para processo de seleção. A UA concentra todos os cursos em um só campus, o que traz uma sensação de aconchego para quem está por lá. Como uma mini cidade que é, tem tudo muito organizado e super bem distribuído. Ela se destaca por reunir em um só lugar todas as Faculdades, o que facilita muito o intercâmbio cultural entre os alunos. É a escolha perfeita para quem procura uma cidade mais tranquila, sem características de cidade grande e adora os doces de lá!

ua

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é uma universidade um pouco menor em termos de estrutura, porém com muitos cursos. A UTAD fica em Vila Real. A cidade tem mais de 700 anos de existência e é cheia de história. Por lá existe um velho ditado que diz “Nove meses de Inverno, três meses de inferno”. Então já dá para imaginar como é o clima em Vila Real :D. Se você gosta do frio e no verão adora aquele calor, está no lugar certo!!!

UTADRegião de Lisboa e Tejo

A Universidade de Lisboa é a maior universidade do país no que se refere a numero de alunos. Localizada principalmente em Lisboa, capital do país, também tem polos em Oeiras, Cascais e Loures. A UL conta com uma gama muito extensa de cursos que também vão desde a graduação até o doutorado. Pode-se dizer que é uma das mais completas também. Agrada a todas as áreas e estabelece uma conexão forte com outras universidades dentro e fora da União Europeia. A UL também aceita a nota do ENEM para ingresso no 1º ciclo (graduação). Morar na capital do país, conhecer as delicias de Lisboa, comer um delicioso pastel de Belém, em Belém e escutar o Fado que ecoa nas ruas do Bairro Alto, é algo que a maioria das pessoas faz quando escolhe a UA. O clima em Lisboa não é muito favorável durante o inverno, quando falamos em chuva. Chove muito, é sim úmido, mas o inverno passa e tudo fica mais doce quando vem aquele sol que toma conta da cidade e resplandece as belezas dos Patrimônios que Lisboa carrega.

universidade de lisboa

Na região metropolitana de Lisboa, fica a Universidade Nova de Lisboa. Conhecida por ter um campo físico para hospedar grandes pesquisas, é uma universidade que está voltada para a área da saúde. Não deixa de contemplar outras áreas porém, seu forte é mesmo a pesquisa na área da saúde. Se você adora cidade grande e pensa em morar em uma, escolher a UNL vai ser muito fácil. Fácil mesmo vai ser se apaixonar pela cidade que sabe receber bem seus moradores.

universidade nova de lisboaAlentejo

O clima no Alentejo é daqueles simples de entender. No verão e na primavera é queeeeeeente e com um ventinho charmoso. No inverno e no outono, frio e com muitas folhas caídas ao chão! O cenário é lindo e para quem busca história e gosta mesmo de voltar ao passado, a cidade de Évora é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades europeias mais antigas. É por lá que está a segunda universidade portuguesa a ser fundada em Portugal, a Universidade de Évora.

ueAlgarve

Ahhhhh, o Algarve… é lá que muitos amores de verão começam e perduram a vida toda! Ai, ai!! Ô lugarzinho mais lindo de VIVER! Para quem gosta do clima de praia, não tem nenhum problema com a língua inglesa e quer mesmo aproveitar a tranquilidade que só o Algarve tem, essa é a melhor escolha. Os portugueses costumam dizer que o Algarve é o quintal dos ingleses, já que eles adoram ter suas casa de verão por lá. A Universidade do Algarve é muito procurada para quem tem interesse em cursos relacionados ao mar. É por lá que rolam os projetos marítimos. Mas também existem outros cursos na UALg. A universidade tem uma boa fama de recepção aos alunos estrangeiros e fica na cidade de Faro. Ela também aceita a nota do ENEM para seleção e é dividida em 2 campos, Gambelas e Penha.

ualg Ilha da Madeira

Na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, região autônoma de Portugal, fica a Universidade da Madeira. Com uma estrutura física um pouco menor que a de outras universidades do continente, a UAA conta com um quadro de cursos bem extenso, que seguem desde a graduação até o doutorado. A UAA aceita a nota do ENEM. Para quem está muito interessado em conviver com a natureza e viver a experiência de morar na Ilha da Madeira, escolher a UAA vai te deixar super satisfeito. A cidade de Funchal apresenta um clima mediterrânico com temperaturas amenas durante todo o ano, sendo a média anual de 19,6 ºC. Se você NUNCA ouviu falar desse lugar, a gente te aconselha fortemente a dar uma surfada pelo Google e descobrir que Portugal vai muito além do fado, bacalhau e vinho do Porto!

umadeiraIlha dos Açores

Se você pouco sabe sobre a Ilha dos Açores, saiba que a grande parte dos portugueses que ficaram pelo sul do Brasil, vieram daqui. As belezas da Ilha dos Açores vai muito além do que popularmente se conhece. Morar aqui é estar DIRETAMENTE conectado com a natureza e com muita história. Sol o ano inteiro, praias lindas, um mar azul e gigante bem pertinho dos seus olhos, assim é a Ilha dos Açores. Ponta Delgada é a cidade que hospeda a Universidade dos Açores. Aqui temos que te dar uma informação super importante, morar em lugares que tem aeroporto, é a chave para conseguir conquistar o mundo (sim, vai conquistar o mundo querido leitor). Ponta Delgada conta com um aeroporto que tem disponibilidade de voos pela empresa low cost Ryanair. Opa, eu ouvi low cost? Sim, querido leitor, precinho camarada pra viajar de lá para o mundo inteiro! A UAc conta com uma estrutura tripolar, com polos em Ponta Delgada, Ilha Terceira e Ilha do Faial e está na rede de instituições portuguesas que aceitam a nota do ENEM. Não tá sabendo lidar com tanta informação boa? Pois é, difícil lidar com elas quando sabemos onde fica o paraíso… ai, ai!!

uaçores

Se mesmo assim você ainda tem alguma dúvida, vale a pena dar uma conferida no portal  UniversitiesPortugal.com. O site que é uma iniciativa do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e reúne o maior número de informações possíveis sobre cursos superiores no país. O objetivo é internacionalizar cada vez mais o ensino de Portugal.

E ai, gostou? Se você conhece um pouquinho mais dessas universidades, comenta aqui!

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!