A Invicta Porto Comida Curiosidades Dicas Hoje é dia de Portugal Viagens Zona de Embarque

6 coisas para fazer em Santiago de Compostela

reprodução - Santiago de Compostela turismo3

Todo mundo conhece Santiago de Compostela pelo caminho de Santiago, uma das principais e mais antigas rotas de peregrinação da Europa, que começa na França e vai até o nordeste da Espanha, em Santiago de Compostela. Considerada o Primeiro Itinerário Cultural Europeu e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, já ficou óbvio que Santiago de Compostela é uma cidade que abriga diferentes estilos arquitetônicos e importantíssima para a história do Cristianismo e mundial. Está indo para lá pela primeira vez? Então olha só o que você não pode perder!

Como vocês sabem, o Maracujá Roxo se juntou com a Vertical Tur e fez um sorteio de uma viagem para Santiago de Compostela. A partir dessa viagem, decidimos reunir algumas dicas para você decidir o que ver ou não na cidade. Partiu?

1. Catedral de Santiago de Compostela

catedral-santiago-de-compostela-

Foi uma pena que o Pórtico de La Gloria estivesse sendo reformado nas duas vezes em que fui, mas já deu para ver a imponência dessa obra. Esta é a principal atração da cidade, então separe tempo para vê-la. Lá dentro encontra-se um incensário imenso que eles chamam de botafumeiro. Para você ter a ideia do tamanho dele, são necessários 8 homens (conhecidos como tiraboleiros) para movê-lo em suas polias. REFLITA. Pesa 53 kg e tem 1,5m de altura. Dá uma olhada neste vídeo aqui pra entender do que estou falando.

Para além do incensário, a Catedral abriga a imagem do apóstolo Santiago que pode ser abraçada das 9h30 às 13h30 e das 16h às 19:30. Todos os dias, ao meio-dia e às 19h30, são feitas as Missas do Peregrino. Estas missas são cheias de emoção, pois elas representam o cumprimento da missão do peregrino e é quando eles têm as nações de onde vêm anunciados. Para saber mais sobre os horários das missas, clique aqui. Pode-se ainda visitar o terraço da Catedral, o seu Museu, a sua Coleção Permanente, escavações arqueológicas, dentre outros. Para saber mais sobre os valores dos bilhetes e as opções de visitas, clique aqui.

2. Praças

praças-santiago-de-compostela-

A cidade de Santiago de Compostela é repleta de praças que dão um fôlego em meio às ruelas encantadas da cidade. Entre as praças, destaco:

  • Praza do Obradoiro » É a principal praça de Santiago de Compostela, em que está localizada a frente da Catedral (com o pórtico que está em reformas), o Pazo de Raxoi (onde fica o governo da região e da galícia), o Hostal dos Reis Católicos (antigamente era usado como hospital pelos peregrinos, mas hoje é um Hotel luxuoso), o Colexio San Xerome e a sede da reitoria da universidade.
  • Praza das Praterías » É a praça que, desde a idade média, abriga oficinas de ourives, a torre do relógio da Catedral, a loja oficial da Catedral e a fonte dos cavalos. Ali ao lado, podemos encontrar um espaço chamado Quintana dos Mortos (cemitério até o século XVIII) e outro chamado Quintana dos Vivos. O primeiro se chama assim, pois até o século XVIII foi um cemitério e a outra quintana era a dos Vivos porque, como o nome diz, era a parte da cidade em que era habitada pelos vivos. HAHAHA #ExplicaçãoTheWalkingDeadFeelings
  • Praza de Cervantes » Tem uma fonte muito lindinha com o busto de Cervantes no topo.

3. Parques

reprodução - Santiago de Compostela turismo

Reprodução | Santiago de Compostela Turismo

  • Parque de Bonaval » Um pouquinho mais distante do centro da cidade, esse parque abriga o Convento de Santo Domingo, que hoje são o Museu do Povo Galego e o Panteón dos Galegos Ilustres, e o Centro Galego de Arte Contemporâneo. É a mistura do antigo e do novo no mesmo espaço!
  • Parque de la Alameda » É um parque enorme que fica logo depois de uma das ruelas de restaurantes de Santiago e é ótimo para fazer aquele descanso embaixo das árvores em um dos banquinhos, para comer aquele lanche que você trouxe de casa ou da confeitaria da região. Vale a pena também dar uma olhada na estátua das Duas Marias, essas senhorinhas simpáticas de roupas coloridas que costumavam ser conhecidas entre os estudantes da cidade.

4. Universidade de Santiago de Compostela

reprodução santiago de compostela - el mundo

Reprodução | El Mundo

A universidade pública da região conta com mais de 30 mil estudantes e tem mais de 500 anos de existência. A sua Faculdade de Medicina é uma das mais antigas da Europa. Levando em consideração que a população da cidade é de mais ou menos 95 mil habitantes, você já conseguiu perceber como ela é predominantemente habitada por jovens, né? Por isso que dizem que a cidade é bastante agitada também a noite, com muitos bares e gente.

5. Comidinhas

reprodução - The Vintage Mixer

Reprodução | The Vintage Mixer

Ao chegar em Santiago de Compostela você já se depara com senhoras oferecendo pedaços de uma torta. Essa torta é a Tarta de Santiago (foto acima), feita de amêndoas e marcada em cima com a Cruz de Santiago. Pode comer dessas senhorinhas que é sucesso. Comer não quer dizer que tem que comprar, então aproveitem, meus queridos! Mas para quem quiser comer na tradicional, fica a dica da Casa Mora fundada no início do século XX.

reprodução - Santiago de Compostela turismo2

Reprodução | Santiago de Compostela Turismo

A cidade é muito conhecida pelos frutos do mar e pelos polvos, mas como sou vegetariana e não sou obrigada a nada, deixo a dica aqui e saio correndo. Há opções vegetarianas na cidade, tapas ou dos 100 montaditos (que é pros amigos low cost tipo euzinha). Ah! Também rola a opção Kebab porque kebab tem em tudo o quanto é canto e sempre é uma opção válida. As ruas interessantes para comer são a Rúa da Raiña e a Rúa dos Francos. A revista Time Out listou alguns dos restaurantes aqui. Para gastronomia e compras interessantes, recomendamos o Mercado de Abastos, mas fique atento(a)! Ele só fica aberto de segunda a sábado, de 7h às 15h. A hora de maior atividade é das 11h às 12h, e os melhores dias são as quintas e os sábados. Mais informações sobre ele aqui.

6. Compras

reprodução - Santiago de Compostela turismo5

Reprodução | Santiago de Compostela Turismo

Em Santiago, o que não faltam são coisas para comprar. São jóias, pratas, postais, souvenirs em geral, bijuterias, roupas, conchas (símbolo do caminho do peregrino), cajados, chapéus, t-u-d-o. Eu mesma comprei um brinquinho de prata e me arrependi de não ter comprado mais. Descobri depois que o valor das jóias na região são bons, mas eu, como boa brasileira, estava achando que estava sendo explorada no turismo. RE RE. Se joguem nas jóias que é sucesso. E nas outras coisas também.

Dicas extras das amigas (porque somos dessas)

Enquanto ainda temos que pagar tarifas extras para usar o celular em modo de roaming internacional dentro da Europa (o que graças a Deus já tem data para terminar), vale a pena lembrar: você está mudando de país, coleguinha! Vamos fazer o download offline do google maps ou se preparar para usar o mapinha de papel old style da cidade? Porque uma amiga minha (mentira, fui eu mesma) acabou se esquecendo de que ia pegar um ônibus e que em 2h30 estaria em OUTRO país. Novamente, quem mandou vir de um país de dimensões continentais, né, queridos? Para baixar o mapa offline, tá aqui a dica.

Ah! Lembra que a gente disse que você está mudando de país? Pois é, fique atento ao relógio. Se estiver saindo de Portugal, por exemplo, lá é 1h a mais!

Vale a pena também dar uma olhada no post da Susana, do Viaje Comigo, sobre a cidade, os estilos arquitetônicos e mais algumas dicas.

reprodução - Santiago de Compostela turismo4

Reprodução | Santiago de Compostela Turismo

Camila, show de bola, mas vamos falar sobre o Caminho de Santiago de Compostela?

Olha, então, como nunca fiz esse caminho, indicarei alguns links mais “gabaritados” que possam te ajudar no que você procura. Dá uma olhada aqui:

Agora que você já viu algumas das informações, que tal dar uma conferida na cidade? Se já fez o caminho ou conheceu a região, deixa um comentário para a gente! 😉

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!