Comida Curiosidades De Amsterdam a A'dam Dicas Hoje é dia de Holanda Viagens Zona de Embarque

A maior feira a céu aberto da Europa: Albert Cuypmarkt

albert cuypmarket3

Mercado de rua é uma das coisas que mais agrada a galera que viaja. É grátis, costuma ter muita coisa bacana e local para vender, além de sempre ter barraquinha de comes e bebes típicos. Claro que, aqui em Amsterdam, não ia ser diferente. Com toda essa diversidade que pulsa por aqui e muita história, nos fomos dar uma conferida no maior mercado a céu aberto da Europa, o Albert Cuypmarket.

Albert Cuypmarkt

O Albert Cuypmarkt é o maior mercado a céu aberto da Europa. Desde 1905, está em movimento com o fluxo continuo de turistas, curiosos e locais que procuram por diversidade. O nome do mercado é uma homenagem ao artista que dá nome a rua, Albert Cuypstraat. O senhor Albert Cuyp, foi um pintor do século 17. Antes de ser uma rua, o local da feira era um canal que ligava ao Rio Amstel e ao seu redor haviam muitos moinhos. Com o plano de expansão da cidade, ainda no século XIX, mais precisamente entre os anos de 1898 e 1900 o canal foi aterrado, transformando-se em rua. O local cresceu tanto e por lá a prostituição foi proibida, então para diversão dos moradores, restavam os bares.

O mercado começou com um conjunto de vendedores de diversos produtos, que ofereciam suas mercadorias com um carrinho de mão. Mas a medida que o tempo foi passando, o caos obviamente se instaurou e, para organizar tudo, em 1905, a prefeitura decidiu ajustar a feira. Instaurou-se a abertura do mercado que funcionaria apenas aos sábados à noite. Em 1912, o mercado começou a funcionar 6 dias por semana. Nos anos 30, durante a ocupação alemã, era quase impossível ficar em qualquer mercado de rua. Quase 1/3 dos comerciantes eram judeus e com isso boa parte dos comerciantes não retornaram para suas casas. Isso causou uma tristeza profunda em quem compartilhava o dia-a-dia no mercado. Naquela época, a alegria e entusiasmo desapareceram 🙁

Atualmente, a rua não está aberta ao transito de veículos, apenas aos pedestres e é destinada a feira.

albert cuypmarketOnde fica?

É muito fácil chegar até a feira, ela fica cerca de 10 minutos do Heineken Experience, no coração do bairro De Pijp e muito perto da Museumplain onde fica o museu do Van Gogh. O De Pijp é a região mais eclética e cara de Amsterdam. No passado, os imigrantes que chegavam aqui e não conseguiam pagar pelos aluguéis em outros pontos da cidade, iam morar lá. Hoje, a galera mais jovem, artistas e muitos estudantes elegem o De Pijp para morar por reunir tanta diversidade.

Qual o horário de funcionamento?

A feira fica aberta de segunda a sábado das 9h às 17h. Faça chuva, faça sol, lá está o Albert Cuypmarkt.

A feira é como o Maracujá Roxo, sabe? Tem de tudo um pouco e um pouco de tudo. O Albert Cuypmarkt reúne mais de 300 barracas que “ofertam” desde alimentação até bicicletas. Lá você encontra os famoso Stroopwafel em tamanho XXL, Hareng que é um peixe cru que fica na salmora (não, não comemos – mas nossa cobaia comeu e curtiu), roupas, queijos, artigos para casa, eletrônicos, bicicletas, flores, frutas, enfim, é muita coisa e vale mesmo a pena ir e dar uma conferida. Os locais falam que não é tão interessante comprar roupas por lá, na maioria das vezes a qualidade nem é tão boa assim. Se você está planejando a sua vinda e quer sair daqui todo estiloso, vale dar uma conferida no maior mercado de pulgas da Europa, o IJ-Hallen.

albert cuypmarket8 albert cuypmarket5 albert cuypmarket4 albert cuypmarket2Se você já está programando a passagem por Amsterdam, vai dar uma conferida no Albert Cuypmarket e aproveite 🙂

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!