A Invicta Porto Burocracia Curiosidades Hoje é dia de Legislação Portugal

Como renovo o meu cartão de utente com o PB4?

renovação do pb4

Você tá lá bem faceiro crente que o seu PB4 é válido durante todo o seu período aqui e nem se preocupou em perceber que sim, meu caro e minha cara, ele possui validade! E para manter os benefícios é necessário fazer a renovação dele no Centro de Saúde em que você está inscrito como utente. Se você já se preocupou só de saber que ele possui validade e quer saber os procedimentos, chega aqui!Bom, como mostrei no post sobre o cartão de utente, eu estou inscrita no Centro de Saúde do Bonfim. Então, na bela manhã de hoje eu, que já recebi o PB4 do Brasil via procuração (aqui neste post ensinamos como tirar o seu PB4, ficar coberto pela saúde em Portugal e pagar igual a um português pelos serviços) fui para o Centro de Saúde do Bonfim, Barão Nova Sintra, cuja localização deixo aqui embaixo.

Chegando lá, peguei a senha e aguardei. Dica das migas: descobri lá que o posto de saúde abria às 8h (não tive tempo de olhar na internet e o flyer que eles entregam com todas as informações estava guardado – mas vi que também tem no post do cartão de utente), então vá umas 9h ou ainda antes, se puder, para tentar pegar o mínimo de filas. Quando eu cheguei tinham 2 senhoras na minha frente, mas quando eu saí, por volta das 10h, já tinha uma torcida do mengão com corinthians atrás de mim.

Ao sentar, disse para a senhora que precisaria renovar o meu PB4 e mostrei para ela a nova versão, bem como levei o meu cartão de utente em que está escrito ali embaixo “validade: 27-06-2017”. Ela me disse que ainda estava dentro do prazo, afinal de contas hoje ainda é dia 09/06, mas eu a disse que estaria viajando neste período e que não queria ficar sem cobertura por momento algum. Ela disse que não tinha problemas.

cs047-marcaAí eu, curiosa que sou e já pensando na postagem comecei a saga de perguntas:

Mas e se passar o meu prazo de validade da renovação do PB4, o que acontece? Eu tenho que fazer todo o processo novamente em um centro de saúde e me recadastrar?

A resposta é não. Você simplesmente vai ficar sem cobertura durante aquele período que compreende a expiração da validade do PB4 anterior até a revalidação do “novo PB4”. O que é aconselhável é que você se programe (pelos prazos de envio de documentação do Brasil para cá), fique atento à data de validade do seu documento e não deixe ele vencer, porque se acontecer alguma coisa nesse meio tempo em que você não tem cobertura, é bom que você tenha um pé de meia bem bom para cobrir as despesas do sistema de saúde português como um estrangeiro não-europeu.

Ok, fiz que nem você, Camila. Mais do que dentro do prazo, fiz bem antes de ele vencer… Isso muda algo?

Não. A diferença é que agora, se você for atendida(o) ou precisar de marcação de consulta, deve levar o novo cartão de utente (que não é um cartão, é esse papel abaixo) ao invés do novo. Por via das dúvidas e se estiver dentro do prazo de validade do anterior, leve os dois. A moça do centro perguntou se ela poderia jogar fora e eu, louca do pântano, precavida como mamãe ensinou, JAMAIS que ia deixar um documento ainda válido ir para o lixo.

renovação-pb4cartão-utente-logo

Camila, me mudei nesse meio tempo entre o primeiro PB4 e este novo. O que acontece? Se eu colocar a minha morada (= endereço) nova, eles vão me realocar de Centro de Saúde, como que funciona?

Então, eu passei por essa situação e achei importante perguntar e disponibilizar a informação que me foi dada no Centro de Saúde do Bonfim. Você pode sim alterar o seu Centro de Saúde para uma região que seja mais próxima da sua nova casa, mas isso não é obrigatório. Cabe ao utente essa decisão. O que acontece é que, ao você alterar a sua morada o sistema “externo” não vai aceitar, pois o Centro de Saúde usa para o preenchimento desta parte os dados vindos do SEF e, no SEF, bem como no meu Cartão de Autorização de Residência, está constando o meu endereço antigo – que será devidamente alterado quando eu fizer a renovação do meu Cartão de Residente.

Não sei como funciona esse procedimento de troca de Centro, até porque sou Centro de Saúde do Bonfim até morrer (#TeamBonfim <3), mas se algum leitor tiver passado por isso, peço que compartilhe a experiência, por favor! Pode ser que ela ajude outras pessoas.

renovação-pb4-bonfim

E ficar com o meu endereço antigo não pode me dar nenhum problema ou chegar alguma correspondência e eu não ter acesso por não morar mais lá?

Segundo a moça que me atendeu, não. O centro não envia correspondências e nem nada para o endereço dos utentes. E, por um acaso, se precisarem do seu endereço atualizado, eles possuem um sistema “interno” que está atualizado com a nova morada, mesmo que a do SEF esteja desatualizada. Legal, né?

Saí de lá feliz da vida ostentando meu novo… papel (?) que me dá essa cobertura de saúde! Agora só em 2018! Lembrando apenas que, para fazer marcações de consultas é apenas via presencial, mas que eles dispõem de telefone e e-mail para contato (também disponibilizei no post do cartão de utente).

Tentei fazer as perguntas que me recordava acerca da renovação do PB4 no centro de saúde, mas, se você tem alguma, manda que nós tentamos descobrir direitinho. Se você passou por essa experiência, compartilha com a gente!

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!