Curiosidades De Amsterdam a A'dam Dicas Hoje é dia de Holanda Notícia Zona de Embarque

Na magrela: o misterioso depósito de bicicletas em Amsterdam

fietsdepot

Você está passeando de boas na lagoa, de boas nos canais e precisa parar. Ok, vá em frente, escolhe aí o lugarzinho, luta contra o exército de bicicletas e vence a batalha (só para entrar no clima de GoT mesmo 😛 ). Mas pera, você não achou um despacito espacinho?! Prendeu em qualquer lugar e não observou a plaquinha de sinalização? Voltou do seu passeio/trabalho/viagem e não encontrou a sua magrela naquele lugar?  Eiiitaa, senta que lá vem história!Não chora, tudo é uma questão de “manter a mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo” (como diria a bela composição de Walter Franco). Vamos te explicar o que provavelmente aconteceu. Você já ouviu falar do Fietsdepot? Nunca viu, nem comeu, nem ouviu falar? Então pera…

O que é o Fietsdepot?

SAMSUNG CAMERA PICTURESNão é segredo para ninguém que, Amsterdam tem MUUIITA bicicleta. Inclusive falamos sobre isso no post sobre o maior estacionamento de bicicletas de Amsterdam. De uma forma ou outra, é preciso fazer uma geral de vez em quando.

fietsdepot2A Gemeenta (prefeitura) está sempre de olho. Em qualquer lugar da cidade. Claro que nos arredores da Centraal Station a coisa é bem mais acentuada. Eles costumam passar nos locais onde alguém deu uma “dedurada” ou que os próprios fiscais encontram e colocam etiquetas vermelhas nas bikes. Essas etiquetas indicam que, se você não retirar a sua bike antes do prazo que eles marcaram ali, certamente o destino dela vai ser o Fietsdepot. Tudo muito bem trabalhado e amparado pelo art. 4:27 APV que fala que “devido ao tempo superior de estacionamento, algum evento relacionado ou execução de trabalhos da prefeitura sua bike será levada para o depósito e os custos bancados por você” (uma tradução bem livre, tá bem? Então tá bem 😀 ) .

fietsdepot3Em 2016, mais de 8.100 bicicletas foram recolhidas e levadas para o depósito. Mas as bikes que ficam por lá e não são recuperadas pelos seus donos, podem ser vendidas para pessoas que comprovem a baixa renda ou estejam desempregadas. As bicicletas que não tem condições de uso são desmanchadas, reformadas e reutilizadas. Quer saber mais um pouquinho sobre números e algumas parcerias que o Fietsdepot tem, clica aqui.

Tá, entendi. Mas como eu retiro a minha bike de lá?

Bem de boa! Lá é tudo muito organizado e as bikes estão divididas entre setores que são separados por letras. Eu sei, você já tá rindo antes mesmo de rolar a foto aqui e visualizar. É muita bike mas é organizado, tá?! 😛

fietsdepot4Mas é bom que você, antes de sair de casa, dê uma ligadinha (020 334 4522) para o depósito só para conferir se sua magrela está lá. É muito importante que você descreva o máximo que puder dela:

  • cor, tamanho, tamanho do aro, se tinha travão, campainha/buzina, cestinha, adesivo, fita, luz, enfim tudo o que puder ajudar.

Feito isso se ela estiver por lá, tá na hora de partir para o grande encontro da sua amada. O depósito fica Bornhout 8, lá onde alguém perdeu as botas!

 

O que eu preciso levar?

Tem algumas coisinhas que você precisa saber antes de sair de casa:

  • Leve a chave dos cadeados ou travões com você.
  • Fale o número de registro dela, caso tenha (falamos sobre isso no post roubaram minha bike, e agora?)
  • Prepare-se para morrer com 22,50€. Sim, a facada é grande e a exigência para a retirada, refinada: você só pode usar cartão de débito ou crédito. Chique a coisa, né nom?! Mas se você é daqueles que moooorrre de preguiça de sair de casa (precisa ler o nosso post sobre como viajar sem ter dinheiro), pode pedir a entrega domiciliar que, sai por nada mais nada menos que 35€.

E que dia e hora eu posso ir?

O Fietsdepot funciona de Segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h. Sábado das 9h às 12h30 (aos sábados depois das 11h o movimento é bem intenso então pode demorar até 1h para você ser atendido). O depósito não abre nos feriados (que já são raros aqui :P)
ATENÇÃO: em 2017, todas as quintas-feiras de 6 de abril até 28 de setembro o depósito fica aberto até as 20h.

Agora que você já conheceu o famoso queridinho das bikes “abandonadas/negligenciadas” não tem erro! Compartilha com a gente se você já passou por essa experiência.

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!