A Invicta Porto Dicas Hoje é dia de Portugal Resenha Zona de Embarque

Papo Calcinha: onde encontro depilação a laser no Porto?

depilacao-a-laser-capa

Em alguns dos grupos de meninas do Porto e de brasileiros em Portugal, vejo muitas meninas fazendo perguntas referentes à estética, especificamente voltadas à depilação a laser. Eu sempre tive vontade de me livrar dos pelos indesejados e, como tenho viajado bastante (todos glorificando de pé) passando bem longe da riqueza, é bem mais cômodo não ter que sequer se preocupar com levar ou comprar lâminas, creme depilatório, máquinas ou pinças.

Este post não é patrocinado! É um relato sincero e explicativo da minha experiência e as explanações técnicas necessárias fornecidas foram buscadas junto aos profissionais
da Clínica Nuno Mendes, onde realizo o meu tratamento.

Camila, qual laser que é melhor para mim?

Pois bem, pra começar, antes de falar do meu tratamento específico, vou falar um pouco sobre os 3 tipos mais comuns de laser que você vai encontrar no mercado e isso é bem importante você saber para poder questionar a sua esteticista ou a empresa que está contratando para o serviço:

  • Alexandrite
  • Diodo
  • Nd-YAG

alexandrite-depilação-a-laser

O Laser Alexandrite tem um valor um pouco mais elevado do que os demais por ser um dos melhores disponíveis no mercado em termos de eficácia e qualidade. E, se é mais eficaz, você terá de fazer menos sessões. Segundo a Clínica Nuno Mendes (falarei mais sobre quando relatar a minha experiência), “A evidência cientifica atesta que o laser Alexandrite nas peles com fototipo I, II e III assegura melhores resultados, garantido a ‘leitura’ e eliminação desde o pelo com estrutura folicular um pouco mais fina até ao pelo que evidencia uma estrutura mais grossa“.

Foi um laser criado pensando na depilação, então possui um comprimento de onda direcionado com uma área de disparo maior (não vou entrar em muitos detalhes porque não acho que cabe aqui), atuando diretamente na raiz do pelo enquanto passa pelo seu comprimento. O Alexandrite combina um gás (quase imperceptível) com o laser, o que suaviza a sensação da depilação e evita queimaduras.

Não é aconselhado para peles morenas, negras e precisa da avaliação do profissional para peles bronzeadas, porque é um laser que “lê” a melanina do pelo e, se você tem melanina na pele, bom, há a possibilidade de uma leitura incorreta que pode te render uma queimadura. Logo, quanto menos melanina na pele e mais melanina no pelo, mais eficaz esse tratamento é. Laser não é brincadeira e é um investimento mesmo. Olhe profissionais adequados em detrimento do valor a ser pago, ESTUDE antes de decidir e PERGUNTE muuuuuuuito antes de fazer até você se sentir segura.

diodo-depilação-a-laser

O Laser de Diodo é mais indicado para pessoas com um tom de pele mais escuro, pois o comprimento de onda é maior e penetra de forma mais profunda, lê melhor a melanina e é mais seguro para a pele. Eu fiquei um pouco confusa acerca da diferença entre o Laser de Diodo e o Laser Alexandrite, já que ambos parecem ser semelhantes, segundo todos os sites que eu pesquisei. Novamente, lá fui eu perguntar sobre a diferença para a Clínica Nuno Mendes, que prontamente me respondeu: “este laser (diodo) não deteta o pelo com estrutura folicular fina/média. Tendo em conta a sua capacidade de penetração, afigura-se como menos vantajoso quando equiparado à atuação do Laser Alexandrite nos diferentes tipos de estruturas foliculares. No entanto, consegue fazer um trabalho seguro em fotótipos mais elevamos como IV e V. Ou seja, revela-se menos eficaz do que o Laser Alexandrite em peles claras e menos seguro que o Laser Nd-YAG em peles mais escuras.”

ndyag-depilação-a-laser

O Laser Nd-YAG é o queridinho das peles morenas e negras porque tem um comprimento de onda maior e dá maior segurança às pessoas que optam pela depilação à laser. Como vocês sabem, aqui não gostamos de dar informações baseadas em outros sites sem certificações ou dar as nossas opiniões baseadas em achismos, então novamente pedi para a Clínica Nuno Mendes me explicar um pouco sobre esse tratamento: este laser é “indicado na eliminação do pelo em peles com o fototipos mais elevados (IV, V e VI), trata-se de um laser com superior capacidade de penetração e, simultaneamente, menor afinidade com a melanina superficial, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência de hipo/hiperpigmentação e/ou queimaduras de 1.º grau.”

Não sei se vocês já ouviram falar da dermatologista brasileira referência em pele negra, Dra. Katleen Conceição, coordenadora do ambulatório de pele negra do hospital federal de Bonsucesso e responsável pelo setor de pele negra da Clínica Paula Bellotti, mas ela tem algumas entrevistas no Youtube falando especificamente sobre procedimentos estéticos para a pele negra. Ela cuida das peles de muitos famosos brasileiros, como Taís Araújo, Lázaro Ramos e Hugo Gloss, por exemplo. Vou colocar aqui um vídeo específico que ela fez com a Maraisa Fidelis do blog Beleza Interior, sobre laser na pele negra para ajudar vocês:

É bom também ressaltar que NENHUM dos métodos de depilação, seja a laser ou a qualquer outro (luz pulsada, cera, whatever…), é definitivo! TODOS eles demandam uma periodicidade de manutenção (que tende a diminuir conforme você vai comparecendo às sessões, claro).

Área versus sessão

Para além do tipo de laser, também é interessante você perguntar se o tratamento com o laser X é cobrado pela sessão ou se pela área. Por exemplo, no lugar onde faço, pago pela sessão, o que sai bastante vantajoso principalmente para quem não quer ver pelo mais em canto nenhum do corpo, só no cabelo e sobrancelha, hahaha. Brincadeiras à parte, é bom ficar atenta para esse custo-benefício, pois muitos lugares lançam pacotes de área, mas que acabaria sendo mais vantajoso se você fizesse logo a sessão.

Agora que já entendi as diferenças e ressalvas, me conta… Como foi a tua experiência?

Quando estava querendo fazer a depilação a laser, meu primeiro passo foi realmente pesquisar bastante sobre diferenças de laser, as complicações que podem haver, qual seria mais adequado ou menos adequado para mim, o que eu teria que fazer ao longo do tratamento ou assim. Em paralelo a isso, comecei a pesquisar tanto na internet quanto falando com algumas amigas, se alguém tinha referências de onde eu poderia fazer essa depilação aqui no Porto e os valores dela. Cheguei, por indicação e por sentir segurança também por parte do telefonema, redes sociais, vídeos e reviews que li na internet, à Clínica Nuno Mendes.

Tirei algumas dúvidas ao telefone e marquei a primeira sessão. Já ao telefone, a Clínica solicitou que se eu tivesse algum exame de sangue que seria interessante levar para que eles analisassem e mantivessem lá, assim como também fui avisada que deveria fazer, 3 dias antes da sessão, uma depilação com lâmina ou com máquina de aparar, mas não usar, de forma alguma, nada que fizesse a remoção total do pelo. Apenas o aparasse. Bom, ok. Tenho alergia à lâmina, fato pelo qual sempre me fez optar pela depilação com cera, mas tudo bem, tinha que ser. Na região da virilha o negócio pode ficar mais complicado para quem não tem muita habilidade como eu. Então, algum tempo antes, comprei uma maquininha de aparar pelos da veet (como essa abaixo) e, apenas para as áreas mais complicadas de alcançar ou assim, opto por utilizá-la. #FikDik

Confesso que fui metade nervosa e metade ansiosa por me livrar dos pelos. Na primeira sessão, fui muito bem recebida ainda na recepção pela profissional responsável, que se apresentou, e fomos à sala de tratamento. Na sala, há uma mesa e cadeiras, onde fazemos uma espécie de avaliação. Durante esse momento, foi me apresentado todos os procedimentos, o que eu sentiria, qual seria o tipo de tratamento, as possíveis complicações, reações… tudo. Depois de todas as explicações, perguntou-me se eu tinha dúvidas e, depois que as tirei, assinei um termo de consentimento informado (ou seja, dizendo de que estou 100% ciente do procedimento que estou realizando).

termo-depilação-a-laser-

Entreguei o meu exame de sangue, o qual a profissional anexou à minha ficha pessoal, onde informei as minhas alergias, meus dados como um todo e principalmente as áreas que eu gostaria de realizar o procedimento. No meu caso, escolhi virilha, bumbum, meia perna e axilas. Após esse momento, fiquei só de calcinha e sutiã, fui pesada (dado que também foi para a ficha #TodasChora) e fomos dar início ao procedimento. Antes de começar com o laser mesmo, a profissional retirou uma amostra de cada região que eu escolhi para ser depilada e disse que a análise dos pelos das regiões seria dita e entregue a mim na segunda sessão.

avaliação-depilação-a-laser

Pronto, hora do sofrimento. Já começo a virar água de nervoso, né. Mesmo com o ar condicionado. Deitei, ela me deu um óculos e começamos pela axila, depois virilha e pernas, depois parte de trás da perna e bumbum. Quanto mais grosso o pelo é e mais fina a pele é, maior o incômodo… claro. Logo, a virilha incomoda um pouco, mas é muito mais tranquilo do que eu esperava. Para tentar explicar a sensação: é tipo uma pequena sucção ao mesmo tempo que um beliscão. Costumo dizer que é incômodo/desconfortável, mas não classifico mesmo como dor – minha experiência. Uma amiga uma vez me perguntou: fica um cheiro de churrasquinho na sala por estar queimando? Não, mas de vez em quando você sente um cheirinho de queimado sim. A minha técnica para quando está incomodando é falar. E elas sabem bem disso porque não devo ser a única, então nós sempre conversamos durante toda a sessão e alivia bastante, haha.

Depois de toda a sessão da tortura (mentira, nem é tão mal assim) que a gente paga sorrindo, a profissional me indicou uma pomada chamada Biafine (abaixo) para o caso de ter algum incômodo ou a pele reagir, pois essa pomada é indicada para queimaduras e afins.

biafine-depilação-a-laser

Depois, ela passou um creme hidratante nas regiões e me deu algumas indicações que vou deixar aqui embaixo no papel que eles me entregaram. Atenção redobrada aqui, hein!

pós-tratamento-depilação-a-laser pós-tratamento-depilação-a-laser-2

Na segunda sessão, me foi dada a análise dos pelos das regiões, onde deixa bem explícito qual a porcentagem de efetividade em cada área devido à caracterização do pelo (abaixo).

analise-pelo-depilação-a-laser-2

Mas o que você achou? Como está percebendo os resultados?

Olha, eu posso te dizer que estou na minha terceira sessão e já noto resultados significativos. Desde a primeira sessão não passei mais lâmina nas pernas, pois o pouco pelo que cresce na região não chega a ficar em um comprimento grande até a próxima sessão e aí ele cai. Após a sessão, como diz o folheto ali em cima, o pelo demora de 1 a 15 dias para cair. E realmente tem sido desse jeito, ele simplesmente cai. Logo após você fazer a sessão, o pelo fica com um aspecto mesmo de queimado, porque é isso que acontece, né (re). Mas é só esperar um pouco que isso vai mudando e os pelos vão caindo ao longo dos dias.

Com relação à virilha e à axila eu percebi que a estrutura dos pelos se alteraram, pois tive uma viagem longa e não tive como fazer nenhuma sessão, então, ainda que os pelos demorassem bem mais a crescer, eles crescem com uma textura diferente: lisos e finos. Mas como, principalmente na virilha, o pelo tende a ser mais grosso, ainda cresce na região. Voltarei para atualizar o post quando tiver resultados mais significativos nestas duas partes. Só digo que estou MUITO satisfeita com o resultado e indico/indicarei a depilação a laser para todos, pois acho que é um investimento que você faz que vale muito a pena.

Fechando a conta

Na Clínica Nuno Mendes, onde eu faço o meu procedimento, a primeira sessão custa 55€ e as demais custam 50€. Lembra o que eu disse sobre sessões x áreas, né? Vou deixar algumas indicações de outros lugares que sei que fazem alguns tipos de laser, onde eu nunca frequentei, mas já ouvi pessoas dizerem que frequentam: Clínica do PêloUltimate LaserLaser Clinic Centros Único. Os preços estão nos sites de cada uma. Basta clicar nos nomes para saber os preços.

Para quem quiser saber mais sobre a Clínica Nuno Mendes, a localização da clínica no Porto é a Rua Miguel Bombarda, 105 e eles possuem Facebook, e-mail e telefone, onde você pode se sentir à vontade para colocar as suas dúvidas, assim como eu coloquei as minhas.

Fica aqui o nosso agradecimento especial para a Clínica Nuno Mendes que nos ajudou com as dúvidas ao longo do post e que faz um trabalho realmente que vale a pena ser divulgado. Parabéns!

Espero que vocês tenham gostado da minha experiência e, se você tem alguma dúvida acerca do procedimento, converse com o especialista ou profissional que vai te atender, porque laser é coisa séria e não dá para brincar com isso. Caso você tenha ido algum desses lugares que mencionei acima ou saiba de outros, por favor comente para tentarmos ajudar as coleguinhas que estão perdidas ainda sobre onde fazerem os seus procedimentos estéticos. Beijinhos e obrigada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!