A Invicta Porto Curiosidades Dicas Hoje é dia de Portugal Viagens Zona de Embarque

Qual a melhor época para ir a Portugal?

quando-ir-para-portugal

Tô querendo planejar a minha ida para Portugal, mas não sei muito bem ainda quando… Você poderia me ajudar? CLARO! A gente tá aqui pra isso mermo né. O que acontece no Inverno? É realmente bem Game Of Thrones como todo mundo diz aí pelo Porto e Norte? Mas e Lisboa, será que a melhor época para visitar é o outono ou primavera? 

As quatro estações

sandy-e-junior-4-estacoes

Se você leu isso e não pensou nesse álbum histórico e interativo de 4 capas da Sandy & Junior,
querido(a) leitor(a), nós temos um assunto sério para conversar.

Primavera – 21 de março a 21 de junho

Para mim, é uma das épocas melhores para conhecer Portugal. Aqui no Norte costuma chover um pouco, mas com essas alterações climáticas, nada mais é tão certo e estático, né. Não é tão quente quanto no inverno e nem tão cheio, até porque muitas das pessoas ainda estão nos seus períodos de aula e trabalho bombando. As paisagens realmente ficam mais floridas e poéticas. O clima fica ameno e você já começa a perceber que os raios de sol demoram mais para irem embora.

Verão – 21 de junho a 21 de setembro

O verão agrada a todos… principalmente aos estrangeiros que vivem em países onde nunca faz sol. E Portugal é um país mais do que perfeito para eles (se para nós que viemos do país conhecido mundialmente pelas suas praias e belezas naturais gostamos, imaginem eles…). Franceses, ingleses, alemães e todo mundo vem para cá. É a época de maior pico turístico no país do Norte até principalmente as regiões das ilhas de Açores e da Madeira. Nos meses de julho e agosto, as temperaturas em geral podem passar dos 30º fácil fácil e chove quase que nada.

Ah! Um detalhe mara, seja para passeios ou para visitações a atrações é que o dia dura muuuuito tempo. Chega a ser bizarro e eu mesma ainda não me acostumei. 21h30 e o sol continua bombando. Tem vezes que realmente se põe às 22h, 22h30. Isso. É. Louco. Você realmente chega a se questionar às vezes se está jantando ou tomando um chá da tarde. É a melhor época para unir tudo o que você quer fazer em 1 só dia, porque você pode passar um tempo no museu, andar pela cidade, fazer compras e ainda acabar o dia vendo o pôr-do-sol. Fica também o detalhe que, se dissemos que é um dos períodos mais cheios e de maior receptividade de turistas, é CLARO que também há maiores filas e essas situações todas.

Outono – 21 de setembro a 21 de dezembro

Melhor época do ano, né mores, afinal de contas é a estação do meu aniversário (aqui na Europa)! Brincadeiras à parte, essa é a melhor estação mesmo para visitar o país e isso é um consenso. Não é tão quente que fique insuportável e também não é tão frio que te faça virar um picolé mesmo toda encasacada. Os dias são quentes e as noites são frescas. As chuvas começam a aparecer aqui pelo Porto, mas isso nunca é 100% certo. A paisagem, por sua vez, fica esplêndida. Parece que todas as paisagens ganham tons avermelhados ou amarelados e sim, para quem quer saber, você pode ter aquele momento “colhendo folhas do canadá outono” por aí!

Os passeios aqui pelo Norte também se tornam mais gostosos de fazer, não tão congelantes quanto no inverno ou com aquela estética cinzenta. É mais agradável fazer os passeios de Rota do Vinho do Porto no Douro, por exemplo. Os dias duram um pouco mais e os horários de funcionamento são um pouco ampliados se compararmos com o inverno.

Inverno – 21 de dezembro a 21 de março

O inverno aqui em Portugal é uma coisa complicada. Ainda mais aqui no Porto. Já diria o nosso post do winter is coming no Porto. Chuva, vento frio e paisagem cinzenta podem dominar os seus dias e isso não cai muito bem nas fotos daquelas praias lindas do sul do país, né. Então, por aqui, o número de turistas no Norte se mantém, até pela incidência de Neve na Serra da Estrela, os vinhos da região produtora do Douro e do Porto, entre outras gordices regionais; mas o número de turistas do sul cai bastante. Se você detesta o frio e odeia ter que usar milhões de camadas de roupas, se preocupar com guarda-chuva e etc, sinto-lhe informar mas esta não é a sua época de vir para cá.

Uma outra desvantagem é que a duração dos dias tendem a diminuir, então os passeios também devem ficar bem menores. Ah! Fique atento(a) ao horário de funcionamento dos estabelecimentos como monumentos, museus, castelos e afins, porque eles também tendem a ser reduzidos.

Vamos deixar uma tabelinha aqui com as temperaturas médias das regiões do Porto e Lisboa durante todo o ano!

temperatura-ptFonte

Mas e então, Camila, agora que já passou um tempo aí e já conheceu as estações todas, qual você indicaria para eu ir em uma viagem?

Olha, eu cheguei aqui em pleno Outono e digo que definitivamente, para mim, é a melhor estação. Não é tão quente (na verdade, já está mais próximo do inverno do que do verão), a cor das cidades realmente fica avermelhada, o que proporciona momentos mesmo sem palavras ou explicações, e, pegando o finzinho das férias, você consegue encontrar menos turistas e aproveitar bastante o país.

Depois do Outono, a minha ordem de preferência é: primavera, verão e inverno. Acho o inverno realmente chatinho, principalmente se você está vindo visitar. Porque OK que nós todos queremos curtir um inverno europeu e botar as nossas roupas de frio ryqueza fora do armário (ou aquelas que pedimos emprestadas para quem já viajou para fora), mas pode ser bastante chato em termos de passeio ter que ficar se preocupando com “será que vai chover?”, “e a temperatura hoje, quanto vai oscilar?”, “preciso levar o casaco impermeável?”, entre outras coisas. Principalmente aqui no Porto e no Norte de Portugal.

Mas né, isso são só indicações. A verdade é que: não importa quando você venha, tenho certeza que vai ter uma grande experiência em Portugal e que os portugueses te receberão de braços abertos, porque ô povinho que sabe receber gente são esses. E já sabe, né… Se for aparecer pelo Porto, manda uma mensagem para a gente! haha

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!