Curiosidades De Amsterdam a A'dam Dicas Hoje é dia de Holanda Viagens Zona de Embarque

Quais são os distritos de Amsterdam?

distritos-amsterdam

Se você está vindo morar em Amsterdam mas não consegue entender onde é a melhor área para você morar, a melhor dica é: conheça a cidade. Entenda onde são os bairros, quais as vizinhanças, as distâncias e tudo o mais que achar necessário para começar a sua procura. Vamos conversar então? Vou te ajudar a entender um pouquinho melhor sobre a cidade e os bairros. Pedala comigo?

É  dificil conhecer tudo (por mais que Amsterdam seja pequena) e quando se mora aqui e se tem a correria do dia a dia, você basicamente conhece o que está perto de você. É normal e sem grilos com isso. Eu não conheço tudo ainda, longe disso viu, mas o pouco que sei quero compartilhar com vocês. Qualquer ajuda nessa hora é super importante. Imagina que legal se todo mundo compartilhasse ao invés de reter? Né?! Então vamos lá, dividi o post e 8 tópicos que são os 8 distritos de Amsterdam: Centrum, Noord, Nieuw West, Oost, West, Westpoort, Zuid, Zuidoost.

 

Os distritos de Amsterdam

Os distritos, como eles costumam chamar, são basicamente 8 subdivisões da grande Amsterdam. Cada distrito tem um grupo de pessoas (comitê distrital) que rege as leis e uma Gemeente (prefeitura). Esse sistema distrital foi criado com o intuito de descentralizar a burocracia e ajudar a desenvolver mais a cidade. Ele é resultado de uma grande reforma na cidade que aconteceu no ano de 2010. Certo, sabendo disso agora é a hora de conhecermos eles.

Centrum

 

Amsterdam Centrum é a região mais turística e consequentemente a região mais cara também. É aqui que você encontra muitas das casinhas que são ícones no mundo inteiro e pode passear nos diversos canais que a cidade te proporciona, que aliás são catalogados como Patrimônio Histórico mundial pela UNESCO. É nesse região que você vai encontrar pontos como a Dam Square, a Anne Frank Huis, Winkel 43, Red Light, Coffee shops, Centraal Station, a cervejaria do moinho Brouwerij ‘t IJ e por ai vai! Quer morar por aqui? Que bom, você vai amar mas esteja bem avisado (e nesse caso quem avisa é muito amigo) os valores de aluguel e compra aqui são de sentar no banco da praça, pegar a caninha 51 e chorar, chorar como se não houvessa amanhã 🙁 É tããããão caro! Mas se você super tem condições e já sabe disso, vai fundo e se delicia com as belezas do centro.

Noord

 

A parte mais nova da cidade é conhecida por grandes prédios e espaços gigantes. Localizada atrás da Centraal Station e atravessando o Rio Ij, Amsterdam Noord é cheia de natureza e uma arquitetura super diferente e moderna. Sabe aquela região super descolada, cheia de espaço, arte, festivais? Então, essa é Amsterdam Noord. É lá que você encontra o maior mercado de pulgas da Europa, o Ij-Hallen, o mural em homenagem a Anne Frank grafitado pelo nosso super artista Kobra, o Eye que é o museu de cinema, o Amsterdam Lookout, onde tem o balanço mais alto da Europa e consequentemente a vista panorâmica mais bonita e um monte de outros lugares super bacanas. Não é difícil chegar lá, aliás, é de graça. Você pode ir e vir para o centro de Amsterdam através de uma balsa e você pode atravessar de bike. Rapidinho você está no centro. Muitas pessoas optam em morar por lá por conta do valor bem mais acessível dos imóveis e trabalham no centro ou em outras regiões do outro lado de Amsterdam. Por lá você encontra um outro estilo de vida sem deixar de estar em Amsterdam.

Nieuw West

 

Nieuw West é um distrito que compreende os bairros mais ocidentais da cidade de Amsterdam. A maioria dos empreendimentos imobiliários de Nieuw West foram construídos após 1950 através de um plano de expansão urbana com um conceito de cidade jardim. Sabe o que isso quer dizer? Parques, áreas verdes, áreas para diversão. É por aqui que fica o Sloterplas um lago super grande onde a gente pode brincar de praia no verão 😛 praticar esportes náuticos e por ai vai. O lago foi criado como resultado de extrações de areia necessárias para o desenvolvimento dos bairros da cidade jardim . O Sloterpark e o Rembrandtpark que são super bonitos, também ficam por lá. É aqui que fica a famosa Osdorp, o bairro mais famoso por ser amado e odiado. É um pouco distante do centro da cidade, mas é um lugar muito bonito.

Oost

Oost é super bem localizado. Hoje com toda a expansão que aconteceu e ainda está acontecendo, o distrito é super bem servido com o transporte público e nem preciso falar que ciclovias existem também (essas ai estão em TODOS os cantinhos). É por aqui que nasceu o mais novo xodózinho dos Amsterdanenses o bairro Ijburg onde fica a praia! Sim, praia!! Mas não se empolga porque a água é gelaaada 😛 Ah! Eu não posso esquecer de falar algumas coisinhas bem importantes também, por aqui também tem parque, o Flevopark. Tem muitas escolas, eu diria que as mais conhecidas mundialmente como grandes escolas do sistema de ensino Montessori, Waldorf estão por lá. Os preços por lá já são bem mais acessíveis. Em Ijburg então, você encontra casas gigantes e por um precinho bem camarada.

West

 

West fica entre Westpoort, Centrum, Noord e Zuid. Sabe esse pontinho do mapa? É ai! Uma área que esta crescendo bastante com empreendimentos imobiliários mas que conserva bastante o que já tem. Os prédios em maioria são largos e espaçosos para o padrão Amsterdam. Os valores ficam na categoria médio. Se ele está super bem localizado? Não tenha nenhuma dúvida!

Westpoort

 

Westpoort é um distrito de Amsterdam que recebe a área industrial da cidade e o porto principal. O distrito conta com poucas pessoas residentes por ser a área de maior concentração de empresas. Dependendo da sua empresa, é por aqui que você vai trabalhar.

Zuid

 

É aqui que fica o famoso Vondelpark e o centro de convenções RAI. Olha que curioso, o canal Singelgracht que delimita o distrito de Amsterdam Zuid e Amsterdam Centrum, era a fronteira da cidade de Amsterdam no século XVII, quando o cinturão do canal de Amsterdam foi construído. A retirada da parede em torno do Singelgracht na segunda parte do século XIX permitiu o desenvolvimento de novas áreas residenciais. É nesse distrito que ficam o Oude Pijp, De Pijp, Rijksmuseum, Van Gogh Museum, Moco Museum, a Albert Cuypmarkt. A arquitetura daqui é bem diferenciada porque os prédios são um pouco maiores, mais largos e as ruas também.

 Zuidoost

 

O maior bairro de Zuidoost é Bijlmermeer, que foi planejado para ser funcional e moderno. Aqui nasceu a primeira linha de metro de Amsterdam, que conectava Zuidoost com o centro da cidade. O bairro acabou ficando tão caro e tão inacessível (na verdade não ficou tão atraente como o planejado) que s preços acabaram baixando bruscamente. Isso atraiu pessoas com uma renda um pouco mais baixa mas principalmente migrantes recém chegados. É por aqui que ficam as algumas multinacionais. Quem vem trabalhar por aqui tem grandes chances de trabalhar em algum prédio desse distrito. É por aqui que fica a Decatlhon, Amsterdam Arena, IKEA, Média Markt e outras tantas lojas. Os preços continuam sendo mais acessíveis e o transporte público está super bem distribuído por lá. É distante sim do centro mas você tem mil opções para poder chegar por lá!

Com todas essas dicas você já consegue se localizar melhor na hora de alugar ou comprar a sua casinha. Bora arrumar as malas e partir para o novo destino?

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!