Curiosidades De Amsterdam a A'dam Dicas Hoje é dia de Holanda Internet Viagens Zona de Embarque

Onde é mais seguro morar em Amsterdam? Te contamos tudo em 5 passos

amsterdam-capa

Você está prestes a desembarcar em Amsterdam e é daquelas pessoas que, antes mesmo de se mudar, busca saber todas as informações possíveis sobre o lugar onde vai morar? Índice de criminalidade, quanto chove, onde tem mais área verde e por aí vai? Então, você está no lugar certo! Este post é para você que tem muita curiosidade para saber quais os locais mais seguros para se viver por aqui. Vamos dar uma olhada?

Mas, qual o lugar mais seguro para eu morar em Amsterdam?

Antes de tudo, é bom começar falando que você precisa se sentir bem onde vai morar. E muitas coisas indicam se isso será possível ou não. Mas nada pode ser maior do que a sua sensação de bem estar. Se você se sente bem naquele lugar, tudo está em paz! Eu já começo falando isso, porque nada é definitivo ou mesmo certo nessa vida e muito embora falemos sobre segurança aqui neste post, ele é apenas um indicativo baseado em informações da Gemeente de Amsterdam e, com isso, muito relativo em alguns aspectos. Por isso é sempre, mas sempre mesmo, muito importante você relativizar tudo o que lê, ouve e fala. Assim a gente constrói a nossa própria opinião, não é mesmo?!

Mas, voltando ao assunto segurança, há poucos meses eu e o meu companheiro encontramos um link que nos chamou muito a atenção. Curiosos que somos, fomos estudar um pouquinho mais sobre Amsterdam e nos deparamos com um link da Gemeente sobre estatísticas da cidade. Na página, nos deparamos com a possibilidade de pesquisa sobre nosso bairro.

Antes de tudo, lembra que é Holanda e que, apesar de falarmos inglês aqui, a língua principal é o holandês.
Ou seja, isso quer dizer que o site está em holandês.

Por isso fiz uns prints da página pra te ajudar, mas é bem provável que você vá precisar da ajuda de um tradutor.

Passo 1:

Assim que você entra no site pode colocar o seu código postal e ver como funciona. Mesmo que você ainda não more aqui, já na sua procura por casas, pode fazer isso. Vamos imaginar que o código postal da sua casa seja 1061 AC, certo? Bom, você vai colocar o código no espaço destinado para ele, ali onde está destacado na imagem:

informacoes-amsterdamObservem as palavrinhas que tem abaixo do código postal. Elas dizem respeito a Velligheid (segurança) que é a média dos outros valores: Criminaliteit (criminalidade), Overlast (incoveniência) e Beleving (experência).

Mas como eles fazem essa média o Veliigheid (segurança)?

Bom, como falei acima, esse tópico é baseado em outras três informações:

  • Criminaliteit (criminalidade): esses dados são os dados reais cadastrados pela polícia. Todos os registros de roubos, mortes, assaltos e outras coisinhas, são levados em consideração aqui;
  • Overlast (incoveniência): aqui estão disponíveis os dados informados pelos moradores como barulhos de carros, pessoas, músicas alta, transporte, turistas, jovens…
  • Beleving (experiência): aqui é relatado a sua experiência em relação a sua estadia naquele bairro. Por exemplo, eu passei em um parque pela manhã, mas não me senti segura. O que será levado em conta é o que eu senti. Outro exemplo, passei na frente de um casa em um bairro meio diferente, mas me senti super segura. O que vai ser levado em consideração é esse sentimento. Aqui, os dados reais não valem muito.

Passo 2:

Entendido isso, agora você vai olhar pra parte lateral a do código. Ali você vai identificar a sua região e vai ver que ela tem uma cor. As cores representam o nível de segurança naquela região. Os tons de verde estão bons, amarelos, ok, e vermelhos mais baixos. Para você entender melhor, vamos ver a imagem abaixo:

informacoes-amsterdam-2

Passo 3:

Você viu que nesse código postal a cor está em um amarelinho fraquinho? Pois é, aqui está tranquilo segundo este sentimento de segurança. Mas você pode detalhar essa informação clicando em cada dado que compõe a média de segurança. Lembra das palavrinhas que expliquei acima? Pois é, vamos ver como o bairro está dentro do índice de Criminaliteit (criminalidade):

informacoes-amsterdam-criminalidade

Passo 4:

Agora você quer saber como é em relação ao Overlast (incoveniência). Vamos clicar no botão referente a este dado e observar. Dá uma olhada como a cor mudou um pouquinho nesse índice. Ficou um amarelinho mais forte:

informacoes-amsterdam-criminalidade

Passo 5:

Tá, agora vamos ver o último incide Beleving (experiência), o mais curioso porque se trata de algo muito subjetivo, sensação. O gráfico já muda um pouquinho, a cor não tanto mas o gráfico, sim:

informacoes-amsterdam-sentimento

Agora que você já sabe mais ou menos como funciona, chegou a hora de compartilhar o link. Se você estiver curioso(a) para saber um pouquinho da onde vai morar (clica aqui para saber como alugar o seu apartamento) ou já está morando, super vale a pena.

#DicaMaracujaRoxo: se você observou bem o mapa, viu que o miolo de Amsterdam, o centro, mudou a cor no último passo. Claro, lembra que a sensação é baseada na sua experiência e que ela pode não condizer com os outros dados, como já falei anteriormente? Como o centro concentra um grande numero de turistas, é natural que furtos ou situações semelhantes aconteçam com mais frequência por lá. Assim como o barulho, baderna e muvuca. Mas quando passamos para o sentimento, muita coisa está envolvida em jogo.

 Então recolha informações mas formule o seu ponto de vista baseado também no que você vive, certo? Combinados?

Você também pode gostar

Sem comentários

Não tem Facebook? Comente por aqui!