Emprego em Portugal: dicas para arrasar no e-mail de candidatura

Então você achou um anúncio de emprego em Portugal interessante, atualizou o seu currículo e chegou na fase de redigir o bendito e-mail para se apresentar, e não sabe por onde começar? Este post foi feito exatamente para lhe ajudar neste pequeno, mas importante momento.

Como aqui em Portugal não temos ferramentas de busca e candidatura de emprego (aquele onde pagamos uma mensalidade e recebemos ofertas exclusivas), a entrega do currículo ocorre normalmente numa das seguintes formas:

  • Preenchimento e/ou envio do currículo no site das empresas
  • Entrega, pessoalmente, do currículo impresso
  • Inscrição, via site ou presencial, numa Empresa de Trabalho Temporário – as agências de emprego daqui
  • Envio do currículo diretamente para o selecionador e/ou para o setor dos Recursos Humanos, através do e-mail (divulgado em sites de anúncios, jornais ou no LinkedIn)

Nós já falamos sobre os principais sites de emprego em Portugal e você poderá acessar a lista aqui. Neles, é possível fazer uma busca pelas vagas em seu perfil e acessar o e-mail e/ou link para a inscrição online. A seguir, descrevo algumas dicas que podem ajudar a redigir uma breve apresentação: 

Assunto: esteja atento à referência da oferta

Normalmente a oferta sempre possui uma referência, letras ou números, que deve ser indicada no assunto do e-mail. Se não houver uma, coloque o título da vaga e local. Isso ajuda bastante o recrutador a direcionar o seu currículo para a oferta correta, evitando assim erros durante a triagem.

E, se a sua candidatura for espontânea, indique isso também no título. Seguem três exemplos:

  • “CV para a Refª log_maia”
  • “CV para Op. Logística/Maia”
  • “Candidatura espontânea para a área da Logística”

O início: evite utilizar a expressão “Olá”

Ao contrário do que ocorre no Brasil, a expressão “Olá fulano, bom dia” é considerada muito informal. Não que os portugueses não a utilizem, mas é pouco empregada. Portanto, caso esteja se candidatando a uma vaga, convém iniciar numa das seguintes formas:

  • “Bom dia/tarde/noite.” ou “Prezados.” – caso você não saiba o nome do responsável pelo e-mail
  • “Bom dia Caro Fulano” – caso você saiba quem é o responsável pelo e-mail, e sabe que a pessoa não é muito formal
  • “Bom dia Dr. Fulano” – é o exemplo mais seguro! Já vou falar a seguir sobre o significado do “Dr.”. Caso seja alguém com um grande cargo, como Gerente ou Diretor, usar o Dr. é sempre mais indicado.

“Dr.”: entenda a expressão!

Antes que você diga “Mas Doutor é quem tem D-o-u-t-o-r-a-d-o”, deixe que eu te explique como, culturalmente, Portugal trata este título. Aqui, todo mundo que termina uma Licenciatura é considerado “dr.”, com d minúsculo, e quem termina o Doutorado é “Dr.”. A verdade é que alguns gestores preferem ser tratados por Doutor(a), e podem não deixar tão claro no primeiro contato. Se achar prudente, pergunte logo ao início: “O sr. prefere que eu o trate por Dr., ou por você?”.

Ahh, e falando no “você”, essa é outra expressão bastante formal aqui. Daí, é mais seguro utilizá-lo quando estiver falando com um recrutador ou gestor. Nunca, jamais, use o “tu” num contato profissional, exceto se a outra pessoa permitir.

Agora voltando ao assunto do e-mail, use o Dr. se souber que ele será lido pelo gestor, e o nome dele. Demonstra respeito e formalidade logo no primeiro contato. Depois, é na entrevista que você saberá se continua ou não a usar a expressão.

Não fique nervoso com todas essas diferenças. No fundo, eles sabem que somos brasileiros e falamos de forma diferente, ok? Com o tempo, estas expressões ficarão comuns.

O conteúdo: breve e direto

Inicie dizendo onde visualizou a oferta: site da empresa, site de buscas, LinkedIn, etc. Em seguida, esteja focado em escrever, sucintamente, quais razões te levaram a se candidatar àquela oferta. Duas ou três razões bastam.

No segundo parágrafo, indique a sua escolaridade/área de formação, anos de experiência (caso seja necessário para a oferta) e outra informação que seja relevante (por exemplo, nível de idiomas, alguma ferramenta informática e/ou viatura própria para se deslocar).

No terceiro parágrafo, inclua a sua situação aqui em Portugal: possui Autorização de Residência? Dupla Cidadania? Está em processo de Manifestação?

No quarto e último parágrafo, sugiro que indique a sua disponibilidade para iniciar funções, se é total e imediata ou a partir de um período específico. Finalize agradecendo pela oportunidade. E não esqueça o anexo, né?!

Por fim, deixo aqui dois exemplos de e-mail para que você possa se basear e já começar a redigir sua candidatura em busca de um emprego em Portugal.

E-mail situação espontânea:

E-mail anúncio específico:

Dúvidas? Sugestões? Tem alguma história engraçada sobre o assunto? Conta pra gente aqui nos comentários 🙂


ESTE POST TE AJUDOU?

Você sabia que toda vez que você usa um link do blog nos serviços que eu uso e recomendo, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso?

Essa pequena comissão me motiva a produzir cada vez mais conteúdos de qualidade para vocês e faz com que eu consiga te ajudar mais nas tuas próximas viagens por mais locais!

AIRBNB BRASIL • R$189 de desconto na 1ª viagem!

AIRBNB EUROPA • 41€ de desconto na 1ª viagem!

BOOKING • hospedagem barata

UNIPLACES • 10% desconto na moradia com o cupom MARACUJAROXO10

Seguros Promo • Seguro Viagem com 5% OFF com o cupom MARACUJAROXO5

VIAJE CONECTADO • 10% desconto no chip internacional

TRANSFERWISEcartão de débito sem anuidade e transferências internacionais

FOTOS NA MALA • Desconto 5$ em sessão fotográfica no mundo com cupom MARACUJAROXO

Muuuito obrigada por dar essa força ao meu trabalho!

Ah! Você sabe né que também temos um instagram, onde as dicas saem na hora nos stories e muito no feed também? Segue lá: @maracujaroxo

Você também pode gostar