Correios de Portugal: como enviar encomenda pelo CTT

Está precisando enviar alguma documentação com urgência para o Brasil? Bateu a vontade de mandar um postal dizendo o quanto aquela pessoa é especial para você? Precisa enviar uma encomenda e está um pouco perdido(a) em relação a melhor forma de encaminhá-la para o Brasil? É bom lembrar que existem outras empresas que fazem também este trabalho de entrega de encomendas, mas o intuito deste post é falar sobre os CTT, o serviço de correio português. Então caaaaalma que neste post eu vou contar um pouquinho como ele funciona e qual forma de envio é a ideal para você.

Bastante parecido com os serviços prestados pelos correios no Brasil, os CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) agora em 2020, celebram seus 500 anos de Correio em Portugal. Bem antigo, né? Sua origem é de 1520, tempo em que a monarquia ainda reinava em no país. Inclusive, foi o rei D. Manuel I quem criou o primeiro serviço de correio público no país. Uma curiosidade: o logo dos CTT remete a este tempo de D. Manuel I. O cavaleiro tocando a trombeta anuncia a chegada do correio no local da entrega, fazendo uma alusão ao tempo do rei, onde as encomendas eram entregues a pé, a cavalo ou carruagem.

Logo CTT Maracujá Roxo

Tipos de encomendas e Modalidades de entrega

Fora da União Europeia, as entregas internacionais se enquadram na modalidade de “entregas não urgentes” variando o valor de acordo com o peso e zona de destino. O Brasil encontra-se classificado na zona 3 dos correios de Portugal. Neste link você consegue descobrir os valores em escala de peso que a sua encomenda se encaixará melhor. Enviar uma encomenda para o Brasil pode custar a partir de 34,30 euros (até 1 kg).

Pacotes Postais

Esta modalidade de entrega é feita para envio de bens e documentos para o estrageiro desde que os objetos tenham até 2 kg e cumpram os requisitos obrigatórios das correspondências em termos de dimensões.

Para o envio de bens, há a possibilidade de mandar como: Correio Normal, Azul, Verde, Registrado, DMI e DMI Eco.

E você está se perguntando agora: “Nossa Clau, mas qual a diferença?”; então vamos lá!

CTT

  • Correio Normal: Serviço mais econômico de envio das correspondências, peso máximo de 2Kg, prazo de até 7 dias úteis para a chegada.
  •  Azul: Serviços de correio mais rápido para enviar as encomendas, até 2Kg, chegada em até 5 dias úteis.
  • Verde: Segundo o site, esta modalidade alia conveniência e sustentabilidade. Não é necessário pesar nem selar, basta escolher o formato mais adequado e está pronto o envio. Até 2Kg e 7 dias úteis de entrega.
  •  Registrado: Melhor maneira para mandar documentos ou objetos importantes ou valiosos. Peso de até 2Kg e até 5 dias úteis para chegar.
  • DMI: Direct Mail, opção indicada quando se quer enviar mensagens físicas endereçadas a destinatários pré-selecionados. O Direct Mail Internacional é a modalidade que permite envios para destinos internacionais, de acordo com 3 zonas específicas: Espanha, Europa e Resto do Mundo.
  • DMI Eco: A linha de serviço Eco atribui às campanhas uma dupla vantagem: a exibição do símbolo de Mérito Ecológico no mailing e o acesso a preços mais vantajosos, segundo os CTT.

Para enviar as encomendas que passem os 2Kg, existe as seguintes classificações:

  • Encomendas: serviço de transporte de mercadorias, com ou sem valor comercial, até 30Kg. O peso e valores variam conforme falamos ali em cima, onde o Brasil se encaixa na Zona 3. Até 7 dias para a entrega.
  • Correio Expresso: Serviço urgente de recolha, tratamento e distribuição de documentos e mercadorias. Até 30 Kg e 1 dia útil nas principais capitais do mundo.

É importante dizer que as encomendas internacionais, por questão de segurança, poderão ser abertas pelas autoridades alfandegárias para verificação do conteúdo durante a passagem pelo raio-x. Para que estes objetos possam ser abertos e seguir até o destino final, é necessário que o remetente autorize a sua abertura, caso contrário, os objetos poderão ser devolvidos ao remetente. Segurança em primeiro lugar, né mores? Nas Encomendas, esta autorização é sempre obrigatória e faz parte do impresso de aceitação. Este formulário já inclui a Declaração de Alfândega CN23, que você, leitor do Maracujá Roxo, já pode imprimir aqui e levar preenchido. Bom, né?

Onde encontrar os pontos do CTT

Os pontos do CTT estão espalhados por toda e cidade e certamente na sua freguesia há um posto pertinho da sua casa. Caso você nunca tenha reparado ou está com dificuldades em encontrar um, neste link você encontrará o mais próximo da sua casa ou trabalho e o horário de funcionamento. Existe também um aplicativo dos CTT onde você pode acompanhar a situação da entrega da encomenda, por onde ela anda, consultar códigos postais e até personalizar selos e postais.

Encomenda CTT

Por falar em selos personalizados: para os fãs da saga Harry Potter, os CTT estão com a coleção de selos Wizarding World! Selos bonitões com os personagens da série inspirados na Invicta. Bora mandar um postal lindão da Lello com estes selos para aquela pessoa querida que é fã dos bruxinhos?

Já enviou uma encomenda pelo CTT? Conta pra gente como foi sua experiência e se ela chegou direitinho ao destino!

 


ESTE POST TE AJUDOU?

Você sabia que toda vez que você usa um link do blog nos serviços que eu uso e recomendo, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso?

Essa pequena comissão me motiva a produzir cada vez mais conteúdos de qualidade para vocês e faz com que eu consiga te ajudar mais nas tuas próximas viagens por mais locais!

AIRBNB BRASIL • R$189 de desconto na 1ª viagem!

AIRBNB EUROPA • 41€ de desconto na 1ª viagem!

BOOKING • hospedagem barata

UNIPLACES • 10% desconto na moradia com o cupom MARACUJAROXO10

Seguros Promo • Seguro Viagem com 5% OFF com o cupom MARACUJAROXO5

VIAJE CONECTADO • 10% desconto no chip internacional

TRANSFERWISEcartão de débito sem anuidade e transferências internacionais

FOTOS NA MALA • Desconto 5$ em sessão fotográfica no mundo com cupom MARACUJAROXO

Muuuito obrigada por dar essa força ao meu trabalho!

Ah! Você sabe né que também temos um instagram, onde as dicas saem na hora nos stories e muito no feed também? Segue lá: @maracujaroxo

Você também pode gostar