Se você vai viajar para algum país que exige o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia você precisa saber como solicitá-lo. Não precisa ficar assustado com o nome, a gente vai te ajudar a desmistificar algumas coisas sobre o popularmente conhecido: cartão de vacinação internacional.
O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia?
O CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia) é um documento que comprova a vacinação contra doenças, como definido no Regulamento Sanitário Internacional e segundo o site da ANVISA. Huumm, então quer dizer que a minha carteirinha do Brasil (aquela velhinha e rasgadinha) não é aceita em todos os lugares do mundo? Exato! Por isso você precisa fazer uma “nova carteirinha”, internacional. É por isso que popularmente o CIVP é conhecido como “Carteira de Vacinação Internacional”.
Quem precisa do CIVP?
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia só é necessário para a galera que vai viajar para algum dos países que requerem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela. Sim, seguimores, aquela vacina que é chata e dá uns efeitos mutcho loucos a partir do 5º dia*
*O Maracujá Roxo adverte: vômitos, dores de cabeça e tonturas são sintomas comuns, tá bem? Fica “tliste” não :*
Eeepaaaa! Eu não posso tomar a vacina contra a febre amarela, e agora?
Sem problemas, um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês é suficiente. Clica aqui e abre o modelo que a ANVISA disponibiliza. Mas se achar melhor, pode fazer diferente, desde que contenha as mesmas infos. Se você não sabe se pode ou não tomar a vacina, lê aqui pra quem são as contraindicações. Ah, não esquece que essas correntes e imagens de Facebook dando a lista de doenças ou tratamentos que impedem você de tomar a vacina são um pouco “exageradas”. Então, vai no site da ANVISA, olha o que pode e não pode e conversa com o enfermeiro do seu posto, pronto!
Quais os países exigem o CIVP?
Dá uma conferida aqui no link da Organização Mundial de Saúde os países que exigem a CIVP. Clica aqui para ver as exigências que o seu país de destino faz.
Tá, entendido. É minha primeira vez fazendo esse troço e…
Você acha mesmo que a gente ia te deixar sem essa explicação? Aff, não creio! Então, você precisa seguir os passos abaixo:
- Tomar a vacina exigida: Você pode tomar a vacina através do SUS ou fazer isso pela rede privada de saúde (o lugar precisa ser credenciado). A queridinha vacina contra a febre amarela tem um período exclusivo de antecedência, no mínimo 10 dias antes de viajar – Boa Sorte! HAHAHA Ah! Eles não aceitam a dose fracionada para emitir a CIVP, tem que ser dose “completa, direta e reta” 😀
- Fazer o pré- cadastro no SISPAFRA: Entra no site da ANVISA e já agiliza as coisas, clica em “cadastrar novo” ou no link “cadastro” e preenche seus dados. Você só consegue fazer o agendamento se tiver o seu pré-cadastro.
- Ir até o estabelecimento que emitirá o CIVP: Você vai apresentar o seu cartão de vacinação nacional e o seu documento de identidade* com foto (Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros documentos). Presta atenção se no cartão tem a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina, isso precisa constar no cartão.
*A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação. Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando os pais ou responsáveis deste solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.
E se eu já estiver morando no exterior e precisar de uma 2ª via, como eu faço?
Se você já tiver o CIVP e quiser a 2ª via precisa ir até o consulado brasileiro e fazer a solicitação informando seus dados pessoais (nome, data de nascimento, documento de identidade, CPF). Depois disso o consulado vai enviar a solicitação com essas informações via correio eletrônico institucional para a área técnica da Anvisa responsável pela emissão. Em seguida a Anvisa identificará o cadastro do viajante no SISPAFRA e gerará a 2ª via do CIVP, enviando-a por e-mail respondendo a solicitação do consulado; o consulado será orientado a emitir o CIVP, carimbá-lo e assiná-lo e pronto: entregue.
E se eu já estiver morando no exterior e nunca tiver solicitado a CIVP?
Você deve se dirigir ao centro de Vacinação Internacional do seu país. Como o Maracujá Roxo está em Portugal e na Holanda, vamos falar destes dois países, mais especificamente da cidade do Porto e de Amsterdam.
Portugal
Aqui em Portugal existem vários centros espalhados pelo país e em cada uma das Administrações Regionais de Saúde, nas Regiões Autônomas dos Açores e da Madeira. Se você quiser conferir todos os Centros de Vacinação Internacional clica aqui.
Aqui no Porto, o Centro de Vacinação Internacional fica na Avenida Rodrigues de Freitas, 108
Telefone: 222 002 540
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: Adultos: segunda a quinta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas; sexta-feira, das 14 às 17 horas; Crianças: segunda-feira (quinzenalmente), das 9h00 às 13h00
O que você precisa levar?
É importante que quando você se registre no seu centro de saúde, apresente a sua carteirinha nacional de vacinação (brasileira), assim, o seu médico de família vai ver se você tem tudo em dia. Quando for ao Centro de Vacinação Internacional, leve sua carteirinha com as vacinas em dia, seu número de utente, seu cartão de residência e seu passaporte.
Holanda
Aqui na Holanda é bem simples fazer o processo da vacina contra a febre amarela e outras tantas. O processo todo é privado ou seja, você paga por ele. Em todo o país você pode se dirigir ao serviço de saúde municipal (GGD), clínicas de vacinação ou fazer através de alguns médicos de família (se esse for o caso ele precisa ser habilitado a aplicar vacinas para viagem). Aqui no site do GGD você encontra a lista das vacinas obrigatórias para cada país. Clica aqui e confere os lugares autorizados a fazer vacinação para viagens em toda a Holanda.
Aqui em Amsterdam, você pode fazer na Travel Clinic Amsterdam da KLM que fica atrás da Dam Square, na Raadhuisstraat 15
Telefone: 0900 109 109 6
Horário de atendimento: Seg e Ter das 8h30 às 16h30, Qua e Qui das 8h30 às 20h30, Sext e Sábado das 8h:30 às 16h30.
O que você precisa levar?
Antes de ir você entra no site e faz o agendamento da sua data e no dia leva seu Título de Residência, BSN, passaporte, sua carteira com as vacinas em dia e alguns €’s. Você sai de lá com a sua carteira de vacinação internacional nas mãos.
Se você fez o seu cartão internacional de vacinação, compartilha com a gente a sua experiência.
Adoramos ler novas vivências 😀