A minha profissão sempre me encaminhou para o lado “alternativo” da coisa. Olha, essa palavrinha já me deu tanta dor de cabeça…. Por isso, vamos definir aqui o que é, para mim, alternativo. O dicionário nos mostra que a palavra alternativo é um adjetivo e significa possibilidade de escolha, opção.
Conhecer o ensino alternativo pelo mundo é o que eu faço. Aqui nos Países Baixos (Holanda), uma escola que conheci a pouco tempo foi Steve Jobs School e vou contar para vocês as minhas impressões.
Steve Jobs School
Essa rede de escolas nasceu com o intuito de combater o sistema de ensino tradicional, aquele mesmo sistema que hoje e há alguns anos vem sendo questionado e muito criticado. A escola tradicional tem seu aprendizado baseado na cópia de conteúdo, na transferência direta e sem diálogo entre professor e aluno. Os conteúdos são pré-determinados e por ai vai… Todos já estamos bem cansados de saber como este sistema funciona, muitos de nós vivenciaram isso. Alguns gostam, outros tantos, não.
A rede de Escola Steve Jobs foi fundada no ano de 2013. O nome, claro, homenageia o fundador da empresa Apple, que morreu em 2011, Steve Jobs. A intenção desse sistema de ensino é preparar as crianças, desde seu primeiro contato com a escola, para o futuro e não para o passado, como ocorre no sistema educacional tradicional. O iPad é a principal ferramenta de aprendizado. O método de ensino foi desenvolvido pelo especialista em tecnologias Maurice de Hond.
Como funciona?
São escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental. A rede incentiva a autonomia do aluno, não existem aulas, horários, um regime rígido mas espaços abertos onde o estudante tem a liberdade de aprender no seu tempo e no ambiente da sua escolha. Todos os alunos estudam em grupos que na maioria das vezes é dividido em 2 grandes grupos de 25 crianças. Um grupo tem crianças entre os 4 e os 7 anos e o outro dos 8 aos 12 anos. As crianças participam das atividades educacionais, tem liberdade de socializarem com todos os colegas e dividirem brincadeiras e jogos. Todos os alunos recebem uma tutoria do professor responsável pelo grupo. É uma escola que está voltada ao estímulo e autonomia do aluno. Eles aprendem e praticam esportes, têm atividades artísticas que são levadas muito a sério, estudam sobre a cultura e tudo isso sempre em partilha com os colegas.
Como é o dia escolar?
Durante o período da manhã, as crianças falam sobre suas questões ou problemas do seu cotidiano, conversam sobre as noticias do momento e tem a tutoria de um professor para essa roda de conversa. Essa roda de conversa acontece todos os dias pela manhã.
Mas é uma escola Steve Jobs, cadê o iPad?
É aqui que entram as ferramentas tecnológicas. A escola conta com plataformas tecnológicas que ajudam na personalização da programação das atividades de cada criança. Por exemplo, existem alguns recursos que indicam como está o percurso de aprendizagem e desempenho de cada criança. As avaliações aqui são realizadas para saber como está sendo a aprendizagem do aluno, é feita de 6 em 6 semanas e tem a participação ativa do aluno, dos pais e do tutor. A rede de escolas conta com iPads que são distribuídos individualmente para cada aluno e professor e estão disponíveis para uso dentro e fora da escola. Os estudantes podem usar o dispositivo para estudar, jogar, compartilhar trabalhos, preparar apresentações e para se comunicar.
Ferramentas virtuais como o sCoolProjects e o sCoolSpace facilitam os estudos no mundo digital. No primeiro, o estudante pode colaborar para o desenvolvimento de trabalhos sob a supervisão de um mentor. No segundo, tem acesso ao pátio virtual da escola, onde pode se encontrar com os colegas e com seus tutores a partir de qualquer lugar no mundo físico. Há ainda uma ferramenta em que tudo que foi estudado fica registrado. Com isso, pais e professores podem acompanhar o desenvolvimento das crianças e definir os próximos passos juntos.
Se você quiser saber mais informações, dá uma olhada no InnoveEdu o site traz informações bem completinhas e que podem te ajudar mais ainda nessa pesquisa 🙂