Você, por acaso, se enquadra naquele grupo de pessoas que, de uma forma bem específica e especial, sempre tem um segundo estômago? Aquele que para qualquer docinho tem espaço, e que particularmente precisa de um chocolatinho depois de qualquer refeição? Se sim, a Chocolataria das Flores merece sua atenção! <3
Deixa só eu me apresentar antes de entrar nesse assunto delícia. Oi pessoal do Maracujá Roxo, como vocês estão? Aqui é a Martina, que fotografa autoamor (ensaio individual), a dois (casal) e a mais (famílias) já há quase 6 anos e que é amante de comida há 23. Vim para o Porto fazer meu Mestrado em Fotografia, e a partir de agora também vou falar um pouquinho de rango bom aqui pelo Maracujá. Vem comigo?
Onde a Chocolataria das Flores fica?
Apesar de tão comumente sermos julgados (afinal, também por acaso faço parte de tal grupo), fielmente acredito que até aqueles que não são tão fãs de doces gostariam de conferir a Chocolataria das Flores que fica, assim como a sugestão do nome, na Rua das Flores 121, no Centro Histórico do Porto. Mas como aqui no Maracujá Roxo a galera gosta de comer, não tinha como não conferirmos esse lugar tão querido.
Um ambiente simples, porém muito convidativo, já que ao pisar na porta um cheirinho de bolo já alcança nosso olfato. Com diversas opções na vitrine de tipos de chocolates, bombons e bolos (de chocolate tradicional a laranja com cobertura de pasta de amendoim), a também salgados como quiches, lasanhas e tostas, a Chocolataria das Flores nos apresenta um menu diversificado tanto para o paladar formiguístico quanto para quem é mais fã de um salgado (ou de ambos) . E, apesar de não aceitarem cartões (levem seus eurinhos), o local nos brinda com sabores suaves na medida em que doces podem presentear, e conforta com um atendimento atencioso e prestativo de frente para uma das ruas mais gostosas de se passear pelo Porto.
Mas o que servem na Chocolataria das Flores?
Com uma pontuação de 4,5 no TripAdvisor (304 avaliações) e 3,6 pelo Zomato (60 avaliações), o espaço propõe menus acessíveis para brunch, almoço e café, como um que é apresentado de forma charmosa em quadros de lousa verde em uma parede decorada do ambiente (café + fatia de bolo = 2,70). Como uma boa frequentadora do espaço, no dia optei pelo bolo de chocolate. Tradicional, mais que desejado, fofinho e com uma cobertura molhada. O dia quente pedia uma água com gás – especialmente para essa fotógrafa ex-consumista de Coca-Cola (em torno de 3 eurinhos tudo).
Ponto super positivo: o menu grande em lousa verde e a disposição dos bolos e demais produtos no balcão também facilita a escolha dos pedidos para turistas que não arranham tanto no português (ainda assim, todas as atendentes falavam inglês e português).
Quando a Chocolataria das Flores abre?
Aberta de segunda a sábado das 9h30 às 19h, a Chocolataria tem diversos prazeres a serem experimentados. Os bombons de sua vitrine saíam às pressas sendo levados por clientes, e ficaram na lista para uma próxima visita (mas pelas avaliações, tanto no TripAdvisor como no Zomato, são daqueles que derretem na boca e te fazem querer mais e mais). Coloco apenas como ponto negativo a falta de redes sociais do espaço (possui apenas uma Fanpage um tanto abandonada), mas ao mesmo tempo confio que a escolha talvez seja para manter, mesmo que dentro de uma rua tão movimentada, um espaço calmo e um leve mistério para os visitantes da nossa linda Invicta.