Desde quando eu ainda estava no Brasil e pensando em arrumar as trouxinhas para vir para o Porto, eu lembro de olhar o blog da Oksi, para íntimos (brincadeirinha, pode chamar ela assim), ou Oksana para quem acabou de conhecer! No blog dela, o Dicas da Oksi, para além de terem várias receitinhas de comidinhas e cosméticos caseiros e naturais, também sempre via fotinhos de divulgação dos workshops ou dos lugares onde ela tinha ido. Via tudo aquilo à distância e não sabia que um dia eu poderia estar realmente lá presente e que, melhor ainda, ela sabia quem eu era e quem era o Maracujá… Dessas coisas lindas que a internet nos proporciona, né?
Há alguns tempos eu já estou querendo trazer um pouco mais do meu estilo de vida para vocês e, apesar de eu ser ser humano e gostar de comer umas bagaceiras de vez em quando, na maior parte do meu dia eu tento comer direitinho – ainda que nem sempre consiga – e um jeito que também vi de aprender bastante sobre o lado 100% vegetal foi através das receitinhas, das discussões e realmente convivendo com essas pessoas que podem me ensinar mais sobre esse estilo de vida. Assim sendo, e como esse é um primeiro post desse gênero, aguardo feedbacks e espero estar escrevendo para alguém além da minha mãe e alguns amigos #ForçaFocoEFé
Fui convidada pela Oksi para participar do Workshop de Lanches & Snacks para Levar, mas a Oksi também dá Workshops de Probióticos Caseiros, Hamburgueres Vegetais, Alimentação Vegetariana, Cereais Integrais e Leguminosas, entre vários outros. O mais novo dos que ela está fazendo é o de Leites, Queijos e Iogurtes Vegetais. Olha, se você está receoso(a) sobre qual desses participar, eu já te digo: não fique! Você vai A-M-A-R qualquer um deles. Para além da Oksi ser uma fadinha cozinhando, super organizada, dedicada e simpática, pode ter certeza que você vai comer uma comida super gostosa e ainda vai envolver as pessoas próximas a você nesse processo – quando você começar a fazer as comidinhas todas em casa.
O Workshop teve início às 15h e terminou por volta das 18h ou um pouco mais. Ao longo desse período nós fizemos 6 receitas, sendo 3 doces e 3 salgadas. O público era bastante variado e achei interessante porque, logo no início, a Oksi fez questão de que nos apresentássemos e falássemos um pouco do que tinham nos movido até ali. Houve pessoas que foram por estarem querendo adotar um estilo de vida mais saudável; ou porque queriam conhecer; ou porque não tinham contato com a cozinha e queriam formas práticas e saudáveis para comer algo que não fosse “só pegar no armário”; e o mais legal que eu achei foi uma mãe que levou a filhinha para o Workshop porque ela estava gostando muito mais de comer a comida vegetariana da escola e se pudesse levar lanchinhos saudáveis seria legal. Aí que pensei: poxa, talvez mostrar esse workshop no blog não tenha tanto a ver só com o meu estilo de vida, mas pode mudar o estilo de vida de alguém aí do outro lado da tela também.
Enquanto a Oksi cozinhava algumas das receitinhas, nós esperávamos ou então uma parte de nós ia colocando a mão na massa. Foi aí que ela nos deu a belíssima informação (que acabou que funcionou como uma ótima propaganda de outro workshop) de que ela tinha algum chucrute que ela tinha feito em fermentação caseira no Workshop de probióticos que havia sido feito logo antes. A minha experiência ao comer isso foi: WOW! Já indico que façam esse workshop. E o de hambúrgueres. E o de lanches. E o de alimentação vegetariana… e… todos…
Eu saí de lá do Workshop bem mais feliz e empolgada para botar as mãos na massa, até porque a Oksi não só mostrou coisas que são simples de fazer, como também me apresentou novos ingredientes, como as algas “esparguetes do mar” que eu desconhecia totalmente e que são super gostosas. Acreditem nas minhas palavras: esse workshop não é só por um puro hobby ou paixão dela. Ela o faz com muita organização, com muita consciência do que está fazendo e tem toda a paciência do mundo para tirar as suas dúvidas – sejam elas mais simples ou mais complexas. E não, não estou sendo paga para falar nada disso. É realmente a verdade. Quem for e fizer, depois comenta aqui para me dizer se não é verdade! Aqui abaixo vou deixar umas fotinhas das delícias que nós aprendemos lá!
[masterslider id=”12″]
Vai uma receita aí?
Você não achou mesmo que eu ia falar isso tudo e te deixar sem nenhuma receita? Falei com a Oksi e ela disse que eu poderia passar essa daqui para vocês: vamos lá, entonces?
Bolachas de Aveia & Amêndoas (receita para 15 bolachas)
Ingredientes
- 350gr de flocos de aveia
- 100gr de amêndoas partidas
- 3 bananas médias maduras
- 5 CS de leite vegetal
- 4 CS de tahini
- 3 CS de xarope de ácer (também pode ser de tâmaras)
- 2 CS de sementes de linhaça (moídas e misturadas com 6 CS de água)
Receita
- Em uma taça, esmague as bananas com um garfo até obter um purê. Adicione o leite, o tahini, as sementes de linhaça hidratadas e o xarope de ácer/tâmaras e misturar bem os ingredientes.
- Uma vez misturados os líquidos, adicionar flocos de aveia e amêndoas partidas e deixar repousar durante 10 minutos.
- Formar as bolachas com as mãos molhadas (espessura e formato de um hambúrguer)
- Levar as bolachas ao forno pré-aquecido a 180º durante 25-30 minutos, untando, se necessário, o tabuleiro de forno com óleo de coco.
Ficou interessado(a) nos Workshops da Oksi?
Então clica aqui para ir ao Facebook dela; dá uma olhada no blog por aqui; e a siga no instagram para dar uma olhada nos workshops e nas delicinhas que ela vai postando. Para saber os valores ou as programações, ela pede que a envie um e-mail ([email protected])! Garanto a você que vale muito a pena! <3