Lá vem ela com mais uma burocracia né nom? Sim, queridos, como eu havia dito para vocês no post das Eleições 2018, hoje é o ÚLTIMO dia para justificar o seu voto pela internet. Depois disso, só pagando multa, beleza? Todos cientes? Então bora começar esse post relâmpago com um passo-a-passo bem do jeitinho que quem conhece o maracujá Roxo já sabe como é.
Capa: Reprodução | Senado Federal
Se lembra que no post “Eleições no Brasil em 2018: como faço para votar em Portugal? E no Porto?”, eu tinha dito:
Caso você esteja fora do seu domicílio eleitoral ou impedido de comparecer ao local de votação por qualquer motivo, você deve justificar a sua falta. Se você mora ou está de visita em Portugal, mas pretende voltar ao Brasil e não quer alterar o seu domicílio eleitoral, por exemplo, você continua sendo obrigado(a) a votar em todas as eleições, então deve justificar que está fora do país sempre que estiver fora em período de eleições. Neste caso, você pode justificar um voto até 60 dias após a realização das eleições.
Pois é BBs, 60 dias depois do dia 06/10 dá hoje e quase que passa em branco por aqui! E isso não pode! Se quiser ler mais sobre isso, clica aqui! O Título de Eleitor já tá na mão? ÓTIMO, você vai precisar dele. Não conseguiu pegar ou ter acesso ao número por qualquer motivo? Descubra-o aqui ou aqui.
1. Acessar o site
Esse é o item mais fácil de todos – e não é que os outros sejam difíceis. Basta clicar aqui e você irá para o site do sistema Justifica.
2. Iniciar o requerimento de Justificativa
Depois que você entra no site, basta clicar em Iniciar requerimento de justificativa. Aí vai abrir aquele velho e bom formulário, onde você deve preencher com o seu título eleitoral, nome e data de nascimento no formato dd/mm/aaaa. Confirme e tenha a certeza de que você não é um robô e bora avançar para o próximo passo.
3. Preencha e defina as eleições que quer justificar
Neste ponto, você vai colocar o seu e-mail, confirmá-lo, seu telefone (aqui, para quem mora em Portugal e tem número português preenche +351 e o número seguidinho). Em selecione a eleição desejada, basta clicar nas Eleições Gerais 2018 – 1º Turno (07/10/2018) primeiro e continuar para os próximos itens.
4. Justifique a ausência com documento comprobatório e motivação
Aqui, basta escrever, em até 1024 caracteres, o motivo da sua ausência e anexar, em documento .jpg, .png ou .pdf. Se você estava em viagem para Portugal para turismo, anexe o seu cartão de embarque; se está aqui como residente temporário para estudar, anexe os documentos que mostrem isso; e por aí vai. Algo que comprove o motivo pelo qual não esteve no seu país neste período.
5. Agora é só enviar!
Este Comprovante de Requerimento de Justitificativa Eleitoral (ufa) deve ser salvo e vem com um código de acompanhamento. Este código deve ser inserido lá na página inicial quando você, agora que já tem isso feito, não vai mais clicar em Iniciar requerimento de justificativa e sim em Consultar requerimento de justificativa. No fim, mesmo que você não salve por qualquer motivo, chegará ao seu e-mail um resumo de tudo o que fez e o comprovante. Mas não custa nada salvar logo, né.
O procedimento realizado para o 2º Turno é igual a este que foi feito para o 1º Turno. Você tem até o dia 27 de dezembro para justificar o 2º Turno das Eleições, mas, como a gente já sabe que você é leitor do Maracujá Roxo e não deixa tudo para a última hora, você já aproveita que está entrando no Sistema Justifica para justificar o 1º e o 2º turnos, né nom?