Então você achou um anúncio de emprego em Portugal interessante, atualizou o seu currículo e chegou na fase de redigir o bendito e-mail para se apresentar, e não sabe por onde começar? Este post foi feito exatamente para lhe ajudar neste pequeno, mas importante momento.
Como aqui em Portugal não temos ferramentas de busca e candidatura de emprego (aquele onde pagamos uma mensalidade e recebemos ofertas exclusivas), a entrega do currículo ocorre normalmente numa das seguintes formas:
- Preenchimento e/ou envio do currículo no site das empresas
- Entrega, pessoalmente, do currículo impresso
- Inscrição, via site ou presencial, numa Empresa de Trabalho Temporário – as agências de emprego daqui
- Envio do currículo diretamente para o selecionador e/ou para o setor dos Recursos Humanos, através do e-mail (divulgado em sites de anúncios, jornais ou no LinkedIn)
Nós já falamos sobre os principais sites de emprego em Portugal e você poderá acessar a lista aqui. Neles, é possível fazer uma busca pelas vagas em seu perfil e acessar o e-mail e/ou link para a inscrição online. A seguir, descrevo algumas dicas que podem ajudar a redigir uma breve apresentação:
Assunto: esteja atento à referência da oferta
Normalmente a oferta sempre possui uma referência, letras ou números, que deve ser indicada no assunto do e-mail. Se não houver uma, coloque o título da vaga e local. Isso ajuda bastante o recrutador a direcionar o seu currículo para a oferta correta, evitando assim erros durante a triagem.
E, se a sua candidatura for espontânea, indique isso também no título. Seguem três exemplos:
- “CV para a Refª log_maia”
- “CV para Op. Logística/Maia”
- “Candidatura espontânea para a área da Logística”
O início: evite utilizar a expressão “Olá”
Ao contrário do que ocorre no Brasil, a expressão “Olá fulano, bom dia” é considerada muito informal. Não que os portugueses não a utilizem, mas é pouco empregada. Portanto, caso esteja se candidatando a uma vaga, convém iniciar numa das seguintes formas:
- “Bom dia/tarde/noite.” ou “Prezados.” – caso você não saiba o nome do responsável pelo e-mail
- “Bom dia Caro Fulano” – caso você saiba quem é o responsável pelo e-mail, e sabe que a pessoa não é muito formal
- “Bom dia Dr. Fulano” – é o exemplo mais seguro! Já vou falar a seguir sobre o significado do “Dr.”. Caso seja alguém com um grande cargo, como Gerente ou Diretor, usar o Dr. é sempre mais indicado.
“Dr.”: entenda a expressão!
Antes que você diga “Mas Doutor é quem tem D-o-u-t-o-r-a-d-o”, deixe que eu te explique como, culturalmente, Portugal trata este título. Aqui, todo mundo que termina uma Licenciatura é considerado “dr.”, com d minúsculo, e quem termina o Doutorado é “Dr.”. A verdade é que alguns gestores preferem ser tratados por Doutor(a), e podem não deixar tão claro no primeiro contato. Se achar prudente, pergunte logo ao início: “O sr. prefere que eu o trate por Dr., ou por você?”.
Ahh, e falando no “você”, essa é outra expressão bastante formal aqui. Daí, é mais seguro utilizá-lo quando estiver falando com um recrutador ou gestor. Nunca, jamais, use o “tu” num contato profissional, exceto se a outra pessoa permitir.
Agora voltando ao assunto do e-mail, use o Dr. se souber que ele será lido pelo gestor, e o nome dele. Demonstra respeito e formalidade logo no primeiro contato. Depois, é na entrevista que você saberá se continua ou não a usar a expressão.
Não fique nervoso com todas essas diferenças. No fundo, eles sabem que somos brasileiros e falamos de forma diferente, ok? Com o tempo, estas expressões ficarão comuns.
O conteúdo: breve e direto
Inicie dizendo onde visualizou a oferta: site da empresa, site de buscas, LinkedIn, etc. Em seguida, esteja focado em escrever, sucintamente, quais razões te levaram a se candidatar àquela oferta. Duas ou três razões bastam.
No segundo parágrafo, indique a sua escolaridade/área de formação, anos de experiência (caso seja necessário para a oferta) e outra informação que seja relevante (por exemplo, nível de idiomas, alguma ferramenta informática e/ou viatura própria para se deslocar).
No terceiro parágrafo, inclua a sua situação aqui em Portugal: possui Autorização de Residência? Dupla Cidadania? Está em processo de Manifestação?
No quarto e último parágrafo, sugiro que indique a sua disponibilidade para iniciar funções, se é total e imediata ou a partir de um período específico. Finalize agradecendo pela oportunidade. E não esqueça o anexo, né?!
Por fim, deixo aqui dois exemplos de e-mail para que você possa se basear e já começar a redigir sua candidatura em busca de um emprego em Portugal.