Hambúrguer é uma paixão internacional e que com certeza é possível a todos os tipos de públicos e até intolerâncias. Assim sendo, a hamburgueria artesanal DeGema somou recentemente ao seu menu interessantíssimo, dois hambúrgueres veganos dentre os tantos outros feitos de carne, porco, frango e até salmão.
A DeGema foi lançada em 2013 e está localizada mais ao norte de Portugal – nomeadamente Porto, Braga e Vila do Conde. Anteriormente, quando fui lá pela primeira vez, apenas tinham um hambúrguer vegetariano que era feito com cogumelo portobello – aquele grande que já parece naturalmente um hambúrguer. A ideia parece interessante, mas eu realmente aprecio os hambúrgueres vegetais e dou mais valor àqueles que o fazem. Assim sendo, quando soube que eles tinham lançado um novo hambúrguer e que era vegano – e que o anterior vegetariano tinha transformado-se em vegano, somando duas opções, fiquei saltitante e, depois de um tempo, fui lá provar.
Acho divertido no DeGema, assim como no Francesinhas Al Forno da Baixa, a adesão de nomes dos pratos com expressões típicas do norte de Portugal. O hambúrguer que pedi foi o fino como o alho, que tem hambúrguer de grão de bico, pickles jalapeños, alface iceberg, tomate, pepino e molho baba ganoush (uma pasta de berinjela defumada TOPíssima TOPzêra TOPérson). O valor do hambúrguer é 6€ (super dentro do orçamento para um jantar com amigos) e os hambúrgueres do DeGema já vêm acompanhados de batatas, as quais você pode escolher entre palitos ou rodelas, com ou sem orégano.
Antes de ir e depois de um tempo de lançado o hambúrguer vegano, fiquei monitorando para ver o que as pessoas diziam sobre ele. Houve gente dizendo que teve que comer de garfo e faca porque ele desmanchava e coisas do gênero. Mas o consenso de todos é que ele era muito gostoso. Então, é claro que fui comer ansiosa, mas com o pé atrás. Mas você sabe como é né, esses comentários de internet… sempre vai ter alguém que vai fazer uma tempestade sem fim no copo d’água. Então, lá fui eu provar.
Na primeira mordida, já é tanto sabor bom de uma vez que eu nem sei. Uma surpresa super positiva para mim foi o fato de o pickles vir cortadinho misturado na massa do hambúrguer. Isso fez ele ficar extremamente mais saboroso. Outra coisa boa que achei foi eles colocarem apenas ketchup no prato. Porque nem sei em quantos lugares que já fui, onde você pedia tudo vegano e vinham com maionese para acompanhar… helloooooooo, maionese, ovo, han, han? hahaha
As meninas que estavam comigo pediram o é só bitaites (carne de novilho, bacon, queijo edam, cogumelos salteados, alface, tomate, cebola roxa e molho cocktail) e – esse da foto abaixo – o bai no batalha (carne de novilho, queijo flamengo, cebola caramelizada, alface mix, tomate, tiras de milho e molho texas). Ambos custam 6,95€.
Da última vez que fui, eu tinha pedido o outro vegano, que na época era vegetariano, chamado calhau com dois olhos (cogumelo portobello, espinafres salteados, maçã caramelizada e molho guacamole). Não consegui me lembrar do que o meu amigo comeu nesta situação, porque faz mais tempo, hihi.
E aí, ficou babando pelas fotos? Então, já vai escolhendo o seu e compartilhando o menu do DeGema com os seus amigos e partiu conferir com o seu próprio olhar e paladar as gostosuras que eles tem por lá. 😉
E como sempre fazemos, aí vai o servicinho do DeGema do Porto, da Avenida dos Aliados 🙂