Eu acho super interessante descobrir lugares através da sua história. Pode ser ela arquitetônica, folclórica, icônica, enfim. Seja qual for o seu interesse, conhecer a história do lugar que estamos é bem importante. Gosto de conhecer bandeiras, entendo que elas carregam muito mais do que brasões ou mesmo cores. Elas (as bandeiras) são apenas uma representatividade do que aquele lugar, cidade ou país é no mundo (pra mim). Eu não conhecia a bandeira de Amsterdam, nunca tive essa curiosidade até estar por aqui. Foi então que em um belo dia conheci a história desta cidade e entendi o motivo de na bandeira estarem estampados 3 x’s.
Existem algumas lendas sobre a história da bandeira. Vamos conhecer um pouquinho de algumas delas:
- A justificativa para os 3 x’s da bandeia está vinculada a história da cruz de Santo André. A cruz tem formato de X e não de T porque Santo André ao ser crucificado não se achava digno se ficar como Jesus. É um formato muito utilizado na heráldica, que é a ciência que estuda os brasões de armas e na Vexilologia, a ciência que estuda as bandeiras. Tem muito mais desta história no blog do Edu explica.
- Amsterdam é conhecida como a cidade da tolerância. Os locais falam muito sobre três premissas básicas que justificam os 3 x’s “Heldhaftig, Vastberaden, Barmhartig”, em uma tradução livre seria “Heroica, Firme e Solidária”.
- Outra lenda diz respeito as 3 pragas que assolaram a cidade, a água, o fogo e as doenças, causas que vieram com a 2ª Guerra Mundial.
- Essa eu reconheço que nem sabia que existia mas nem de longe é a “verdadeira”. Segundo o blog do Ducs Amsterdam é a mais recente e na minha opinião a mais doida atribuição significativa de todas. Relata a relação do X com a “pórnografia”. Mas já que quase “toda a gente” quando pensa em Amsterdam pensa em sexo, drogas e rock and roll … tolinhos, bobinhos … 😛