Para aproveitar as férias decidimos viajar dentro de Portugal e, como boa sagitariana, explorar a natureza do território Português. O destino escolhido foi o Arquipélago dos Açores que é composto por 9 ilhas incríveis que ficam bem no meio do oceano Atlântico. No entanto, ainda tínhamos muitas dúvidas com relação as restrições de viagem por causa do COVID-19. Ficamos surpresos positivamente pela preservação e diversidade das árvores, plantas além das infinitas opções de atividades como cachoeiras, trilhos, falésias e piscinas de águas termais. É cada paisagem mais incrível que a outra! Vamos visitar os Açores juntos?
Fonte: Arquivo pessoal
Compra da passagem
Conseguimos comprar as passagens pela Ryanair, escolhemos a Ilha de São Miguel – Ponta Delgada, por ter a maioria dos lugares que queríamos visitar. O total da viagem (ida e volta) saiu por cerca de 60 euros. Vale ressaltar que de uma semana para a outra o preço chega a dobrar, portanto é importante comprar com antecedência.
Como estamos no meio de uma pandemia, antes de você comprar a passagem é importante você saber que para controlar os casos de corona vírus no território dos Açores, é preciso realizar o teste do COVID-19, além de cumprir várias regras como, por exemplo, repeti-lo caso permaneça por mais de 7 dias na Ilha. Fora isso, a marcação é feita de forma fácil, rápida e gratuita.
Antes de ir visitar os Açores
Passagem comprada, os próximos passos para realizar uma viagem segura são:
- Preencher o Questionário e Declaração de chegada aos Açores
- Realizar o teste de despiste do Covid-19 até 72h antes da viagem. O teste é feito de forma gratuita mediante a apresentação da passagem e confirmação de compra. Basta fazer a marcação em uma das Clínicas e laboratórios conveniadas com o Governo.
O governo realmente deixou tudo bem explicadinho aqui para que o Arquepélogo continue a receber os turistas de forma segura. O nosso resultado chegou por e-mail em menos de 24h. Se negativo, o próximo passo é só imprimir o teste e questionários e preparar a malinha para a viagem 🙂
Ilha de São Miguel
Escolhemos a Ilha de São Miguel e nos surpreendemos muuuito com a estrutura das estradas e da cidade de Ponta Delgada. Tem absolutamente tudo, ótimos mercados, postos de gasolina e hotéis. Optamos por reservar pelo Booking uma casa na parte Nordeste da Ilha por conta do sossego e proximidade dos Miradouros e trilhos. Há uma diversidade gigantesca com relação a preços. Desde Spas caríssimos que prometem curar enfermidades com as águas termais aquecidas pelos vulcões, até Hostels e Pousadas da Juventude.
Fonte: Visite Açores
Mobilidade na Ilha
É possível atravessar a Ilha de São Miguel de uma ponta a outra em cerca de 1h. As auto estradas são realmente muito boas e bem sinalizadas, além de não ter nenhum pedágio, o que facilita muito quando você quer visitar os Açores. Optamos por alugar um carro online com a locadora Magic Island que nos entregou o veículo na saída do aeroporto e, apesar do sotaque Açoriano ser BEM diferente, conseguimos entender todas as intruções. Recomendo alugar um carro pois a maioria dos passeios não são acessíveis sem um automóvel.
Passeios obrigatórios
Tentamos listar pelo menos os 5 principais pontos imperdíveis que conhecemos na Ilha de São Miguel, lá vai:
1.Miradouro Vista do Rei
Super acessível de carro. A vista da Lagoa das Sete cidades fica ainda mais linda quando o céu está bem limpinho.
Fonte: Arquivo pessoal
2.Lagoa de Santiago
Tem uma pequena trilha de nível fácil té chegar lá. Basta torcer para não ter muitas nuvens e desfrutar a paisagem.
3. Cascata do Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
Fonte: Arquivo pessoal
4.Piscina de água termal Ponta da Ferraria
A água é naturalmente aquecida por conta da atividade vulcânica e a temperatura pode mudar de acordo com a maré.
Fonte: Visite Açores
5. Lagoa do Congro
O acesso é super por meio de uma trilha bem fácil. A água tem um tom verde incrível e a natureza em volta lembra muito os filmes americanos como A casa do Lago.
Fonte: Visite Açores
Conheça outras ilhas gratuitamente
Para quem quer aproveitar um pouquinho mais e conhecer as outras ilhas uma ótima dica é utilizar o serviço de translado inter ilhas gratuito da companhia aérea local SATA. As marcações são feitas online a partir dos dados da sua passagem de origem.
Confira todos os detalhes através do site da companhia aérea local.
Fique de olho nas atualizações no site do Governo Açoriano pois algumas dessas medidas podem mudar.
Aproveite a viagem e se tiver alguma dúvida é só chamar nos comentários 🙂