Sabemos que experiências com bancos podem ser traumáticas, mas já pensou um Banco pagar pelos seus estudos em Portugal?! Sonho! Na verdade, este sonho é mais real do que você pode pensar! Esta a proposta da bolsa santander que oferece bolsas de estudos todos os anos para que alunos brasileiros (e não só) possam ter uma experiência incrível no exterior! Quer saber mais sobre o programa Íbero-Americanas? A gente vai te contar como funciona e tudo o que você precisa saber aqui!
São várias possibilidade de estudar fora, então vale a pena sempre ficar ligado(a) no site do Santander Bolsas, para não perder nada! Depois desta dica de ouro, vamos ao que interessa: este post será mais focado em um dos programas que é oferecido por lá, que é o Programa Bolsas Ibero-Americanas, porque é ele que te dá a possibilidade de estudar nas Universidades Portuguesas – sim, aquelas em que a galera se veste de Harry Potter! Mas vamos ao que interessa: os detalhes!
Quem pode participar?
Para participar do programa, você:
- Deve estar cursando algum curso no Brasil de graduação, pós-Graduação ou Ensino à distância (EAD) em uma das universidades participantes do programa;
- Não pode ter sido contemplado com uma bolsa de estudo internacional do Santander Universidades;
- Se enquadra nos critérios estabelecidos em edital de seleção da universidade, inclusive aqueles que são beneficiados em programas de auxílio financeiro na IES ou em outros órgãos de fomento como (Ex: FIES, CAPES, PROUNI etc).
Normalmente, aqui para Portugal, só conhecemos pessoas que vieram como bolsistas santander para graduação (que, aqui, chama-se LICENCIATURA e é bem possível que você encontre 1º ciclo para falar da licenciatura e 2º ciclo para falar do mestrado).
Como sei se a minha universidade participa do programa?
São mais de 200 universidades brasileiras e 40 universidades portuguesas abrangidas pelo Programa Santander Íbero-Americanas. Por isso, indicamos que você veja a lista de Universidades participantes aqui. Se sua universidade não está ali, é o momento de falar com a área responsável (provável que seja um Gabinete de Relações ou Assuntos Internacionais) que possa formalizar um convênio específico entre a sua Instituição de Ensino e o Santander, para você poder ter a chance de participar deste programaço de bolsa de estudos! Já pensou?
Minha Universidade participa!!!!
Boaaaaaaaaaa! Muito sucesso! Quando a sua universidade é participante, ela é a responsável por divulgar as datas de início e término das inscrições! Também fica com ela os detalhes para que você possa participar do programa – como, por exemplo, os critérios de seleção, os documentos que deverão ser apresentados, os cursos que poderão se inscrever, para quais universidades você poderá ir, e outros detalhes que serão todos disponibilizados naquele lindo e famigerado edital (é chato, sabemos, mas leia o edital com muita atenção, tanto o da sua Universidade, quanto o da Universidade do Porto, sobre o curso que você irá fazer).
Ou seja, entenda que o Santander é apenas um intermediador e vai te conceder essa experiência, mas você deve manter constante contato e entender as partes da sua Universidade atual e a Universidade para onde está indo, certo? 😉
Observação extra!
Além dos critérios de seleção que a sua própria Instituição de Ensino poderá criar, o Santander Universidades já estipula alguns que vale a pena dar uma olhada para você se programar:
- Além de ser estudante, você tem que ter obtido pelo menos metade dos créditos ou superado os dois primeiros anos dos seus estudos.
- Os critérios de elegibilidade para o programa serão estipulados pela sua Instituição de Ensino, mas dois critérios deverão ser considerados com certeza:
- Condições socioeconômicas desfavoráveis (índice de ponderação de 25% a 75%) – quanto maior o percentual, maiores serão as suas chances; e
- Aproveitamento escolar (índice de ponderação de 25% a 75%) – quanto maior o percentual, maiores serão as suas chances
Vi que posso participar! E agora, como faço?
Já reparou como este site tem bolsas para todos os lugares do mundo? Se você quiser participar especificamente do programa aqui para Portugal, vai para o Becas Santander e faz a sua inscrição. Quando estiver preenchendo o formulário é o momento que você decidirá o destino do seu intercâmbio, então é muito importante colocar as informações todas certinhas!
Conforme descrito nos editais, todo o processo é dividido em 8 etapas:
- Primeira etapa: Formalização do Convênio específico entre a Instituição de Ensino Superior e o Santander;
- Segunda etapa: A Instituição de Ensino Superior divulgará o início e término das inscrições em edital de seleção;
- Terceira etapa: Os estudantes que desejarem participar deverão criar seu cadastro de acesso junto à plataforma on-line e, posteriormente, deverão preencher o formulário lá disponível para formalizarem sua inscrição no programa;
- Quarta etapa: A Instituição de Ensino Superior realizará o processo de seleção dos alunos que deverão estar obrigatoriamente inscritos no Site e seguir os demais critérios estabelecidos nestes Princípios e no Edital do programa publicado pela Instituição de Ensino Superior;
- Quinta etapa: A Instituição de Ensino Superior deverá acessar a plataforma on-line disponibilizada pelo Santander, mediante seu login e senha, e preencher os dados solicitados dos alunos indicados;
- Sexta etapa: Após a conferência das indicações pelo Santander, o candidato receberá um e-mail para confirmar sua participação no programa e seus dados dentro do prazo estipulado no cronograma, sob pena de cancelamento das bolsas. A responsabilidade pela veracidade das informações prestadas será do candidato;
- Sétima etapa: Apenas depois de cumpridas as etapas anteriores e recebida a aprovação por parte do Santander, a Instituição de Ensino Superior conveniada divulgará em seus campi os resultados do programa;
- Oitava etapa: Os bolsistas receberão emails com instruções para recebimento da bolsa Santander
Quanto tempo dura o programa?
Geralmente, o programa dura até um período de estudo, ou seja, um semestre (6 meses).
Eu preciso pagar algo? De quanto é o auxílio que eu recebo? Como recebo?
Não, você não precisa pagar NADA, o processo de concessão da bolsa Santander é completamente gratuito. O valor oferecido é um auxílio de cerca de 3.000€ para todo o período de 6 meses para quem vem para Portugal. Se a pessoa fizer o caminho contrário, normalmente o auxílio costuma ser de 2.300€. Por que estamos frizando tanto na palavra auxílio? Tenha em mente que esse valor não vai cobrir o que você precisa para viver por aqui. Apenas será um apoio para despesas como transporte, hospedagem e alimentação. Por isso, prepare-se para tirar um dinheiro do seu bolso também. Criamos uma Calculadora de Custo de Vida, onde você pode ter uma ideia do quanto que gastaria para viver aqui no Porto, por exemplo.
Seguro e visto: como fica essa situação?
Lembra desse post sobre os Tipos de Visto que falamos aqui no Maracujá? Bem, pra explicar de forma sucinta: existem os vistos de curta duração, da categoria E, para períodos inferiores a 1 ano e existem os vistos de longa duração, da categoria D, para períodos iguais ou superiores a 1 ano. Neste caso, como a duração da bolsa é de 6 meses, o seu visto se enquadra na categoria E! Mas não se preocupe porque a sua Universidade tem que te dar o suporte sobre todas essas informações junto ao Gabinete de Relações Internacionais.
Sobre o seguro, o Santander exige pelo programa um seguro que cubra, pelo menos: morte ou invalidez permanente por acidente; transporte ou repatriamento sanitário do falecido, ferido ou doente; despesas médicas e cirúrgicas, hospitalização por doença ou acidente, e responsabilidade Civil Privada. Nós acreditamos muito no trabalho da Seguros Promo e por isso formos atrás de um desconto para te ajudar também nesse caso! Te damos 5% de desconto no valor final do seu seguro! É uma ajudinha, mas toda ajuda é válida nessa hora de gastos, né? Bom, basta você colocar, na hora de finalizar a compra, o cupom MARACUJAROXO5.
É possível estender a bolsa Santander?
Infelizmente não. O prazo máximo é realmente de 6 meses. Se você passar disso, fica inteiramente responsável por todas as suas despesas. Por isso e para estender o seu visto para até 1 ano, é necessária comprovação e justificativa junto ao SEF.