O Maracujá Roxo é Blog Top 10 no Open World Awards da Momondo 2018

Ontem, quase pela madrugada eu cheguei aqui no Porto. Voltei de Lisboa parecendo que havia vivido um sonho, resgatado antigas convicções e passado por um processo de catarse mesmo. Foi a minha primeira premiação e o primeiro evento em que pude me conectar  com outras pessoas que partilham do mesmo sonho – só que de um jeito, ao meu ver, ainda mais interessante: desta vez, os produtores de conteúdo e os nômades digitais não eram do Brasil, mas de Portugal (o que só aumentou a honra de poder estar ao lado deles, uma vez que me acolheram com tanto amor em sua terra).

Sim, eu precisava fazer esse post. Primeiro, para agradecer a todos os envolvidos, desde os familiares, amigos, leitores, desconhecidos que despenderam seu tempo votando no Maracujá Roxo até às instituições envolvidas como a Momondo, por meio da Margarida Gameiro, e a NOMAD, através do seu fundador Tiago Costa, e os demais jurados, Luís Octavio Costa e a Ana Brígida, das categorias blog e fotografia, especificamente.

Realmente o post de hoje não vai ser tão longo, mas eu preciso compartilhar o que vivi nestes últimos dias. Quando me candidatei à premiação da Momondo, era uma madrugada. Não falei para ninguém, não acreditava muito naquilo e nem achava que resultaria: foi mesmo um crime à luz do luar, na calada da noite. Depois de algum tempo, em que eu já tinha me esquecido daquilo tudo, foi a hora em que uma leitora portuguesa me deu a notícia de que havia me conhecido através do site da Momondo. A partir dali eu percebi duas coisas: 1) estou chegando ao público português e isso também “agrada-me imenso”, por perceber que as minhas pretensões com o blog estão realmente acontecendo; e 2) a coisa tava ficando séria (para não falar palavrões).

A partir dali e por minha parte, foram dias de encheção de saco dos leitores, família, amigos, conhecidos e desconhecidos para que votassem. Melhor do que isso, ainda, foi perceber a resposta das pessoas para aquele pedido. Foi tanto carinho via inbox, foi tanta declaração apaixonada ao Maracujá e tanta energia boa que realmente me fez acreditar. ACREDITAR. Tá aí uma palavrinha complicada, né nom? É basicamente a base de tudo: sonhos, lutas, conquistas, serenidade, confiança no que quer que seja. E eu confiei: em mim, primeiro e novamente, porque o sonho começou aqui dentro desse peito que vos fala, fruto do real desejo de compartilhar por aquilo que eu passava – cada um dos pepinos era devidamente arquivado e eu sempre pensei que ajudaria alguém do outro lado da tela. E isso está acontecendo. Não há palavras para descrever esse sentimento; e depois, confiei em vocês, nas palavras de carinho e em cada um que me dizia e continua dizendo o que está acontecendo com vocês. As palavras de acalento vieram em um momento complicado para mim, mas isso é papo para conversarmos em outro post.

Quando cheguei lá no evento, foi aquele rebuliço todo de borboletas dentro do estômago, né. Em meio à Praça do Comércio, lá me via eu rumo ao desconhecido – mais uma vez. Esse danado não desiste de mim, né. AINDA BEM. Quando entrei no evento, no Ministerium Club, fui super bem recebida, já ganhei um cracházinho (abaixo) e fiquei sabendo que havia cabine de fotos. Aos poucos, comecei a reparar que havia fotos dos finalistas nas paredes e comecei a encontrar as do Maracujá por toda a festa. Bora tirar fotos. Sorriaaaa. Click. Fotos impressas. “Eita, olha, aquele cara tem um crachá de imprensa” – eu, que até então estou acostumada a estar daquele lado, como fotógrafa ou produtora de conteúdo, refletia sobre quão divertido estava sendo a inversão dos papeis. Novamente, saindo da zona de conforto. Bebidas servidas para lá e finger foods deliciosas para cá, chegou a hora de finalmente conhecer os finalistas das categorias e ir à apresentação do evento.

A segunda edição do evento, assim como a primeira, foi apresentada pelo Fernando Alvim, apresentador e comediante engraçadíssimo aqui de Portugal. Foi muito legal ver o trabalho de todo mundo passar no telão e ir conhecendo o que eles produziam. Depois de apresentarem as categorias de vídeo e fotografia, intervalo. Poxa vida, é para matar do coração mesmo, né nom? Ter que esperar mais 15 minutos para saber resultados… hahaha Mas pronto, foi a hora da categoria blog, e o Maracujá Roxo foi logo o segundo a aparecer, me matando de orgulho e felicidade em vê-lo ali projetado diante de todos aqueles pares. A sensação foi indescritível. A materialização de um trabalho mesmo esforçado e com muito amor.

Vou deixar os nomes, links dos finalistas e os vencedores de todas as categorias aqui para vocês pesquisarem, caso queiram. Independente dos resultados, gostaria de parabenizar todos os finalistas! <3

Categoria Blog

Gang do Pé Preto  • primeiro lugar na categoria
Lago Was There
Let’s Run Away Travel Blog
Life With Alice • segundo lugar na categoria
Maracujá Roxo
Por Aí Com Amor e Contigo
Portoalities
The Blondie Traveler
Viagens & Miúdos
Walking-spirit

Categoria Fotografia

ArtKopter
De pés a lês ACCM • segundo lugar na categoria
@followthesuntravel
Go Meet Share
GoodLife_by_Nelson_Neia
Let’s Run Away Travel Blog
Partimetravelers
@sofiadias_ • primeiro lugar na categoria
TheSimGuys360º
Viajário Ilustrado

Categoria Vídeo

FlipAbroad
Humaneyes
joaotiagoliveira
Lovely Lisbonner
Nunca Paras Quieta • segundo lugar na categoria
Rediscovering Portugal
Surfer Girl On The Move
Twinly
Viagens Daqui Para Ali
Viajar entre Viagens • primeiro lugar na categoria

Categoria Open World

Alma de Viajante • primeiro lugar na categoria
As Viagens da Carol
Bobby Pins
Expedição B
Humankind around the world
JustGo by Sofia
Kawalk
Let’s Run Away Travel Blog
Me across the World
Onde andam os Duarte? • segundo lugar na categoria

Depois desse post (que foi bem mais extenso do que eu esperava), eu espero ter sintetizado um pouco das emoções que senti por lá. Queria dizer também que carreguei e carrego cada um de vocês na minha mochilinha e que, sempre que estiverem por aí e acharem que me encontraram, por favor, falem comigo! É muito bom saber que não estou digitando e falando só com um computador, hahaha.

Ah! Quase esqueci! As notícias do evento podem ser vistas aqui, aqui ou aqui (com direito à foto de destaque da reportagem ser dos bastidores de uma das minhas fotos com uma amiga feita na cabine de fotos do evento, haha).


ESTE POST TE AJUDOU?

Você sabia que toda vez que você usa um link do blog nos serviços que eu uso e recomendo, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso?

Essa pequena comissão me motiva a produzir cada vez mais conteúdos de qualidade para vocês e faz com que eu consiga te ajudar mais nas tuas próximas viagens por mais locais!

AIRBNB BRASIL • R$189 de desconto na 1ª viagem!

AIRBNB EUROPA • 41€ de desconto na 1ª viagem!

BOOKING • hospedagem barata

UNIPLACES • 25% OFF na taxa de serviço

Seguros Promo • Seguro Viagem com 5% OFF com o cupom MARACUJAROXO5

VIAJE CONECTADO • 10% desconto no chip internacional

TRANSFERWISEcartão de débito sem anuidade e transferências internacionais

FOTOS NA MALA • Desconto 5$ em sessão fotográfica no mundo com cupom MARACUJAROXO

Muuuito obrigada por dar essa força ao meu trabalho!

Ah! Você sabe né que também temos um instagram, onde as dicas saem na hora nos stories e muito no feed também? Segue lá: @maracujaroxo

Você também pode gostar